Skip to content

Sardinha (Sardina pilchardus) Traditional Cache

This cache has been archived.

Team Ribeiro: Acabou se a pesca da sardinha.

More
Hidden : 06/16/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

AQUI COLOCA O NOME DA FOTO


A Sardinha pertence à família dos arenques e vive em cardumes, que por vezes atingem grandes proporções. Preferem as zonas mais quentes dos Oceanos. A zona de captura principal situa-se na região norte do Mediterrâneo e do Nordeste do Atlântico que se estende desde o Sul da Inglaterra até à Madeira e às Canárias.

A sua alimentação é essencialmente constituída por plâncton, extraído da água através do filtro branquial.

A sardinha possui um corpo alongado, um dorso esverdeado ou azulado, sendo o ventre brilhante e prateado. Alcança a maturidade sexual com 3 anos de idade e um comprimento de 19 – 20 cm.

O comprimento máximo é de 26 cm e pode viver até aos 15 anos. A versão juvenil com cerca de 16 cm é designada por petinga, os peixes maiores são designados por sardinha. A sardinha desova os 50 – 60.000 óvulos em mar aberto. As larvas com 4 mm de comprimento eclodem ao fim de 2-4 dias.

Após este processo, as sardinhas "peregrinam" em busca de alimento nas proximidades das zonas costeiras, dirigindo-se para Norte no verão e para Sul no inverno. A maior parte das sardinhas é comercializada enquanto produto de conserva (sardinha em óleo, com ou sem cabeça, filetes com ou sem pele, com diferentes tipos de sabor).

Quando fresca, a sardinha é muito saborosa depois de frita até ficar estaladiça, grelhada ou assada no forno com legumes. Em Portugal tornaram-se já indispensáveis nos festejos dos Santo Populares. Nada como uma boa sardinha assada na brasa a pingar no pão!

Additional Hints (No hints available.)