Dizia um Professor catedrático:
"Se algo de positivo há nesta ameaça de catástrofe é ela forçar-nos a repensarmos a pequena e média agricultura como uma prioridade e não como um anacronismo. Talvez esteja na altura de percebermos que a luta pela preservação das hortas no centro das nossas cidades e a luta contra a liberalização mundial do comércio dos produtos agrícolas nos termos em que a quer a OMC não são lutas simétricas mas gémeas."
Mais do que ver a crise financeira, vimos o bem-estar emocional que o contacto com a terra proporciona. E a promoção da alimentação saudável, com produtos biológicos.
As hortas urbanas são uma realidade e um fenómeno em crescimento, inspirando a população citadina a boas práticas ambientais, para além de requalificarem os espaços urbanos e contribuírem para projectos de inclusão social.
Não sendo um fenómeno recente em Portugal, as hortas urbanas estão inseridas em paisagens de cidade começam agora a ganhar novos adeptos.
Estas hortas foram nascendo do improviso e da vontade de ocupar o tempo mas, actualmente, começam a ser encaradas pelas autarquias como uma forma de intervir a nível da sustentabilidade do meio ambiente através do aproveitamento dos espaços verdes, renovando a paisagem urbana.
A CACHE:
A cache é uma micro, vem desta forma lembrar que esta crise trouxe para alem de tudo...UMA MUDANÇA DE ATITUDE DE TODOS NÓS
Haja a coragem de assumir que temos mesmo que mudar e haja então humildade de avançar e fazer desta nossa vida um futuro melhor para nós e em particular para os nossos filhos.