ASSOCIAÇÃO HÓQUEI CLUBE DA LOURINHÃ
Na Lourinhã, a prática do Hóquei em Patins iniciou-se no ano de 1983 e resultou do esforço conjunto de um grupo de pais e amantes desta modalidade. O seu principal objectivo foi o de facultar aos jovens do concelho a ocupação dos tempos livres, praticando simultaneamente um desporto com alguma tradição na região oeste.
De início ligada ao Sporting Clube Lourinhanense, rapidamente se verificou não ser dada a esta modalidade a importância devida, pelo que, em 6 de Março de 1989, foi fundada a Associação Hóquei Clube da Lourinhã, com o lema “Pela Formação Humana integral e pelo engrandecimento da Lourinhã”.
Foram seus sócios fundadores os senhores José António dos Santos, António José dos Santos, Fernando Soares, José Manuel Custódio, José António Coito, Sérgio Fernandes, Maria Rosa Joaquim, Cristiano Mendes Calado, Fernando Oliveira, Francisco Rei, José Vieira, Carlos Horta, Vasco Fonseca, José Pedro, Manuel Fernandes, José António Santos e António Augusto Mateus, muitos deles pais dos atletas que integraram as primeiras equipas de 1º e 2º escalões, de infantis e iniciados.
Sem instalações próprias, as equipas realizavam os jogos no Pavilhão da Casa do Povo, na Lourinhã.
Dos primeiros atletas destacam-se os irmãos Calado (Cristiano e Luís), Soares (Alexandre e Filipe), Oliveira (Luís e Filipe), Joaquim (Hugo e Olavo) e José Coito, Paulo Horta, João Diogo, Hugo Bessa, Fernando Vieira, Luís Tomás, Francisco Rei, Camané, José Daniel e Carlos Fernandes.
Como primeiros treinadores, o H. C. L. teve Sérgio Alfaiate, Nuno Pina e o senhor Ferreira e, nos dez anos subsequentes, asseguraram a modalidade de Hóquei em Patins, os treinadores Carlos Raimundo e Mário Silva.
Em 4 de Setembro de 1993, foi celebrada a escritura pública de permuta com a C.M.L., que cedeu o terreno onde seria construída a sede da Associação, sita na Rua Maestro Manuel Maria Baltazar, na vila de Lourinhã.
Em Setembro de 1996, o H.C.L. procedeu à alteração dos seus estatutos, passando a associação a ter como finalidades “A promoção da cultura, divulgação e prática da Educação Física e de diversas modalidades desportivas e artísticas”, tendo-lhe sido concedido o Diploma de Utilidade Pública, em 26/06/97.
Entre 1989 e 1999 o clube dedicou-se quase exclusivamente ao Hóquei em Patins, excepção feita à modalidade de Badminton, que teve a então campeã nacional Filipa Lamy.
Com a conclusão da sede, em Setembro de 1999, e a eleição de uma nova Direcção, o H.C.L. pôde diversificar as modalidades praticadas nas suas instalações, funcionando, nessa época desportiva, além do Hóquei em Patins (com as equipas de Infantis B e A, Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores), as secções de Ginástica, Voleibol, Ballet e Karaté.
A nível internacional, numa organização da Federação Portuguesa de Patinagem e com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, em Setembro de 2000, realizou-se no H.C.L. o I Torneio Internacional de Hóquei em Patins da Lourinhã, com a participação das equipas portuguesas de Seniores do Sport Lisboa e Benfica, Óquei Clube de Barcelos e espanholas do Futbol Club Barcelona e Reus Deportiu, cujos jogos foram transmitidos pelas televisões portuguesa e espanhola, sendo vencedora a equipa do Óquei de Barcelos.
Coincidente com o evento, a C.M.L. procedeu aos arranjos exteriores do Pavilhão, com excepção da ala norte, entrada do Bar.
Em Março de 2001, foi realizada, na Lourinhã, a Taça das Nações de Hóquei em Patins, que contou com a participação das selecções seniores da Alemanha, França, Itália e Portugal.
Numa organização do H.C.L., foi ainda efectuado o Torneio Internacional do Oeste, onde estiveram presentes, além da equipa do clube e outras da região, o Reus Deportiu de Espanha.
A nível nacional, destaca-se a consagração da Equipa Sénior de Hóquei em Patins como campeã Nacional da III Divisão, em Junho de 2001. São de salientar, igualmente, os títulos nacionais conquistados nas modalidades de Patinagem Artística, Taekwon-Do e Xadrez.
Em 20 de Fevereiro de 2004, com a vinda, à Lourinhã, do Ex.mo Senhor Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio, e a pedido do executivo da C. M. L., foi realizado no H.C.L. o almoço de recepção. Dada a importância e solenidade do acontecimento, foi o pavilhão pintado exteriormente, nessa data. Durante o evento, sua Excelência descerrou uma placa comemorativa da sua presença no clube.
Como em 6 de Março do mesmo ano, a associação completaria 15 anos de existência, foi elaborado, para ser exposto durante o evento, um cartaz elucidativo das actividades que foram sendo criadas desde a sua fundação, e que ilustra a evolução do H.C.L.
De salientar que, anualmente, no encerramento da época desportiva, é realizado, na última semana de Junho, o Sarau do H. C.L., que completou em 2013 a sua XIII Edição, com o objectivos de divulgar as actividades praticadas, quer aos próprios atletas das várias modalidades, quer aos familiares e público, em geral.

Agora só falta a sua visita!