A SOCIEDADE DE MANIQUE
A história de uma instituição é feita com a recolha e guarda de todos os elementos referentes às atividades que acontecem no presente, para que no futuro seja possível recordá-los.
Infelizmente na "Sociedade de Manique" durante muitos anos as direções não se preocuparam com a sua história, descurando a guarda e registo das suas atividades e acontecimentos.
Com a construção da sede, na década de 60 do século passado, tudo se perdeu com a mudança. Pensaram certamente os diretores de então que não era útil guardar toda aquela "velharia" numa sede nova. É por esse motivo que só existe na sede alguma documentação (pouca) a partir daquela data.
Recentemente foram encontrados dois livros contendo registos desde a fundação até aos anos 30! Muitos são os registos que ali encontramos de inegável valor histórico, mas sem dúvida que o mais importante é a ata da fundação do GRUPO RECREATIVO DE BANDOLINISTAS, 31 DE JANEIRO, DE MANIQUE DE BAIXO, o nome original da nossa "Sociedade".
Em 31 de Janeiro de 1913 foi fundado o GRUPO RECREATIVO DE BANDOLINISTA 31 DE JANEIRO DE MANIQUE DE BAIXO. Em 1930 o nome foi alterado para GRUPO MUSICAL DE BENEFICIENCIA 31 DE JANEIRO DE MANIQUE DE BAIXO.
Nos anos 60 retirou o "Beneficência" e passou para GRUPO MUSICAL 31 DE JANEIRO DE MANIQUE DE BAIXO. Em 1976 aconteceu a fusão entre o GRUPO DESPORTIVO DE MANIQUE DE BAIXO, fundado em 1 de Maio de 1945 e o GRUPO MUSICAL 31 DE JANEIRO DE MANIQUE DE BAIXO, fundado em 31 de Janeiro de 1913. Foi então adotado o nome atual GRUPO MUSICAL E DESPORTIVO 31 DE JANEIRO DE MANIQUE DE BAIXO, bem como a data de fundação 31 de Janeiro de 1913.
O ARCO ONDE SE ENCONTRA A CACHE
É um troço de aqueduto. O aqueduto, de alvenaria de pedra argamassada com cal, abastecia a Quinta de Manique. Foi cortado junto a uma ligeira inflexão que o redirecionava no sentido do Largo do Lavadouro. De salientar a imponência da construção, com o alargamento generoso da base que assenta no afloramento calcário natural. Pode-se ainda observar, ao longo da parede, alguns bueiros, de secção quadrada que permitiam o escoamento das águas.