Ciclovia:
Percurso de Torre de Moncorvo.
Ecopista do Sabor.
Início/Fim:
Começa em Torre de Moncorvo, na passagem de nível da antiga linha ferroviária com a EN325.
Fim/Início:
Termina pouco depois de Carviçais, junto à EN220.
Extensão:
24.700 metros.
Caracterização do Percurso:
Utilizando uma antiga linha ferroviária, o Percurso de Torre de Moncorvo liga a sede do concelho à aldeia de Carviçais.
A Ecopista que se desenvolve em toda a sua extensão no sopé, Norte/Nascente, da Serra do Reboredo oferece uma nova Rota turística, ecológica e desportiva, vocacionada para o lazer.
Envolvência e Pontos de Interesse:
Desfrute da excepcional paisagem do Vale do Sabor e da Serra do Reboredo fazendo uma pausa nos vários Miradouros disponibilizados ao longo de todo o percurso e aprecie as aldeias de Larinho, Carvalhal e Carviçais, atravessadas pela Ecopista.
Descubra o Convento Carmelo da Sagrada Família, de Torre de Moncorvo, as Minas do Carvalhal ou a Albufeira de Vale Ferreiros.
Utilização:
A Ecopista está vocacionada para Passeios cicloturísticos e pedonais, não se admitindo o trânsito de veículos motorizados.
Piso e sinalização:
A totalidade da via está coberta por sinalização vertical específica, bem como por placards informativos sobre a identificação e localização dos vários espaços da Ecopista.
Declive:
No sentido Torre de Moncorvo - Carviçais a via sobe dos 391 metros até aos 630. Pelo meio tem um ligeiro ascendente até um máximo de 693 metros. De resto, e porque se trata de uma antiga linha ferroviária, não existem declives acentuados.