A Estação Ferroviária de Maia, originalmente denominada de Estação Ferroviária de Barreiros, foi uma antiga infra-estrutura da Linha de Guimarães, que servia a localidade e o concelho da Maia, no Distrito do Porto, em Portugal.
Características e serviços
A estação encontra-se abatida ao serviço.
História
Foi inaugurada, como parte da então denominada Linha de Senhora da Hora à Trofa, em 15 de Março de 1932; com efeito, foi uma das paragens do comboio inaugural, que foi recebido na gare pelos bombeiros voluntários da Maia, que serviram de guarda de honra, e a sua banda de música, e por muita população.
Na altura da sua abertura, esta estação, com o nome de Barreiros, prestava serviço completo, nos regimes de Grande e Pequena velocidades.
Em 1984, era utilizada por serviços regionais e tranvias.
A estação foi abatida ao serviço, junto com o resto do troço entre a Senhora da Hora e Trofa da Linha de Guimarães, em 2001.
Após o encerramento, a Estação tornou-se a sede da Associação de Solidariedade Social Enigma; no entanto, a autarquia da Maia pretende colocar, neste local, um bar de apoio a uma ciclovia, que será construída no leito da antiga via ferroviária.
O container é pequeno, por isso leve material de escrita.