
A Guerra Colonial teve início em África e desenrolou-se nas ex-colónias de Moçambique, Guiné e Angola, entre 1961 e 1974. Estiveram em confronto as Forças Armadas Portuguesas e as forças organizadas pelos movimentos de libertação de cada uma das ex-colónias onde decorreram os confrontos.Os primeiros confrontos ocorreram em Angola, na zona a que se viria a chamar Zona Sublevada do Norte, traduziram-se, a partir de 15 de Março de 1961, em bárbaros massacres de populações brancas e trabalhadores negros oriundos de outras regiões de Angola.
Nos três cenários das operações em Angola, Moçambique e Guiné o número de efectivos das forças portuguesas foram aumentando constantemente em relação ao aumento das frentes de combate, atingindo-se no início da década de 70, o limite crítico da capacidade de mobilização de recursos. Pela parte portuguesa, a guerra era sustentada pelo princípio político da defesa do que era considerado o território nacional, baseado no conceito de nação pluricontinental e multirracial.
Pela parte dos Movimentos de Libertação, a guerra justificava-se pelo inalienável princípio de autodeterminação e independência, num quadro internacional de apoio ao incentivo à sua luta.O Estado Novo, primeiro com Salazar e depois com Marcelo Caetano, manteve com grande rigidez o essencial da política colonial, fechando todas as portas a uma solução credível para o problema de qualquer um dos territórios. O 25 de Abril de 1974 trouxe alterações à natureza do regime político português, sendo que os novos dirigentes de Portugal aceitaram naturalmente os princípios da autodeterminação e independência, pelo que as fases de transição foram negociadas com os movimentos de libertação, traduzindo-se rapidamente no fim das acções militares envolvendo forças portuguesas.
O monumento aos ex-combatentes do Ultramar foi inaugurado em 7 de Outubro de 2007, em Carregal do Sal, em memória daqueles que tombaram em defesa de Portugal na Guerra do Ultramar, 1961-1974.
O container não contém caneta, pelo que deverão levar para registar a vossa passagem. Não permite a troca de objetos dada a sua dimensão reduzida.
Por favor, sejam discretos na procura e deixem o container tal e qual como encontraram.
|

The container does not contain a pen, so you should have one to register your passage. Does not allow exchange of objects because it has a small size. Please be discreet in the search and leave the container exactly as you found it. Greatful!
|