Povoado Fortificado
Povoado fortificado de pequenas dimensões, localizado no alto de um cabeço isolado que forma o ponto mais alto da Serra de Vieiro, um grande espinhaço granítico e quartzítico sobranceiro e perpendicular ao rio Tua.
O povoado apresenta assim uma excelente implantação estratégica, e boas condições defensivas naturais, com uma muralha natural rochosa do lado Sul, e pendentes elevados dos restantes lados. É aqui que se nota a existência de um talude artificial, em alguns pontos seguido de derrube de pedras, que forma uma semi oval pelo flanco Norte do cabeço, estendendo-se de Leste a Oeste. O talude apresenta-se bastante degradado, e não se vê a face da muralha.
O interior da zona muralhada é formada por plataformas aplanadas, adossadas a rochedos, aparentando o conjunto estar em bom estado de conservação, com boa potência estratigráfica. Os materiais de superfície são escassos, mas foi possível encontrar alguns fragmentos de cerâmica, havendo referências ao aparecimento localizado de um conjunto de mós manuais, algumas de grandes dimensões.
As cerâmicas são de fabrico manual, de pastas escuras, talvez da Idade do Bronze.

Conteúdo Original: Logbook, pin do movimento Limpar Portugal.
Link para descarregar o percurso em terra batida

Conselhos:
- Use calçado adequado a caminhar sobre rochas;
- Não use calções, as carquejas picam;
- Aos 1,4 km de caminho deve abandonar o caminho e seguir por outro quase imperceptível pelo meio do pinhal.