SANTA MARIA DE ABADE DE VERMOIM
Com esta cache pretendo dar-vos a conhecer um dos lugares que fazem parte das recordações da minha infância.
Abade de Vermoim foi, até 2011, a freguesia menor e menos populosa do concelho de Vila Nova de Famalicão. Foi aqui que nasci e passei toda a minha infância e, nesses tempos, lembro-me que por cá viviam menos de 200 pessoas. A escola primária tinha pouco mais de 2 dezenas de alunos. A igreja necessitava de obras urgentes e o espaço envolvente era de terra batida. Costumava brincar por ali no regresso da escola para casa.
Entretanto, mudámos de residência mas eu continuei a ter contato com este lugar. Carinhosamente, apelidava-o de “Planeta das Galinhas”. Talvez porque aqui toda a gente fazia criação destas aves, o que não acontecia na minha nova casa, numa área muito mais urbana.
A proximidade desta freguesia à cidade proporcionou um forte crescimento urbano nos últimos anos e a população cresceu exponencialmente, chegando aos 500 habitantes em 2011, ano que deixou de ocupar o último lugar concelhio. A Igreja e todo o espaço envolvente foram alvo de uma profunda intervenção.
Em 2013, este território passou a integrar a União das Freguesias de Antas e Abade de Vermoim, cuja população ronda os 8.000 habitantes.
A cache
A cache é um frágil contentor de tamanho pequeno, que contém apenas logbook.
Para garantir a sua durabilidade, manuseiem-no com muito cuidado e voltem a colocá-lo no mesmo local e na mesma posição que se encontrava originalmente. Tenham cuidado com os muggles. Se aparecer o zelador da igreja, que vive na casa amarela em frente, não se preocupem pois ele tem conhecimento deste jogo. Não tirem fotos do container nem do seu esconderijo.
Levem material para escrita.
Boas cachadas!