Skip to Content

This cache has been archived.

MightyREV: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.[/quote]

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado

[b] MightyREV [/b]
Geocaching.com Volunteer Geocache Reviewer
Revisor Voluntário em Geocaching.com

[url=http://support.groundspeak.com/index.php]Centro de Ajuda Groundspeak[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=340]Trabalhar com o Revisor[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77]Como ter uma cache publicada (mais) rapidamente[/url]
[url=http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx]As Guidelines são regras[/url]

More
<

G. D. R. C. Os Unidos #04/21 [Santo Isidoro]

A cache by A. D. R. Achada Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/09/2013
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

A Rota dos Merendeiros

No Domingo seguinte à celebração da Páscoa (Domingo de Pascoela), o povoado de Santo Isidoro, no Concelho de Mafra, celebra a Festa dos Merendeiros, em honra a Santo Isidoro.

Esta tradição festiva está ligada a uma lenda, na qual o cenário histórico remonta ao início do século XVIII, por conta de uma terrível seca. As sementes, mirradas ou 'gelhas', no dizer local eram impróprias para o período de semeadura. 

Mesmo assim, os camponeses semearam os pequenos grãos de trigo, sob promessa ao seu padroeiro Santo Isidoro de que se essas sementes germinassem e dessem uma boa colheita, nos anos seguintes fariam uma festa no dia do Santo, a 4 de Abril, e ofereceriam a cada um merendeiro a cada pessoa que fosse a Santo Isidoro. 

A colheita foi boa e o povo, agradecido, cumpriu a sua promessa que até hoje ainda se mantém a tradição.

 

No início, cada lavrador levava os merendeiros que cozia em sua casa, dentro de carros de bois enfeitados até à Localidade de Santo Isidoro. 

Quando chegavam a Santo Isidoro, davam três voltas à Igreja antes de se iniciar a missa, e no fim distribuíam os merendeiros após o sino tocar a terceira badalada.

A afluência do povo da freguesia e das freguesias vizinhas tornou-se muito grande, e como os lavradores eram poucos tinham de suportar muitas despesas. 

A festa começa com a bênção dos pães. No ofertório  os mordomos levam o seu saco de pão ao altar, como símbolo de oferta. 

No fim da missa, todas as pessoas se reúnem no adro da Igreja e, ao soar a terceira badalada começa a distribuição dos merendeiros, nas três saídas do adro da Igreja.

Os pães benzidos e distribuídos não são para comer, são para serem guardados, estes duram sem apanhar bolor até ao ano seguinte da Festa!

 

 A GeoCache 

'OS UNIDOS' de Santo Isidoro

BREVE HISTÓRIA D` ”OS UNIDOS” DE SANTO ISIDORO

 

Estava-se no final da década de sessenta quando um grupo de amigos da aldeia se junta e decide procurar um espaço onde as pessoas pudesse passar os seus tempos livres e divertirem-se em ambiente saudável.

O espaço inicialmente encontrado acabou por ser o mesmo onde ainda hoje funciona o posto clínico de Santo Isidoro. As instalações, depois das inevitáveis obras de adaptação, dispunham de espaços para se jogar às cartas, às damas, dum pequeno bar e duma sala maior onde mensalmente se faziam os bailes de acordeão.

Foi também durante esses primeiros anos que a associação constrói o campo de futebol e começa a tomar forma a equipa de futebol d`”Os Unidos”. Alguns anos decorridos a associação muda-se para o barracão do Jerónimo Duarte, na Avª. das Laranjeiras onde permanece até 1986. Nesse seu novo espaço já se puderam realizar, para além dos bailes mensais, festas de convívio e de intercâmbio, a castanhada de São Martinho, as passagens de ano, concursos, diversas pequenas récitas, etc…

Entretanto a oficialização da Colectividade apenas ocorre no dia 23 de Setembro de 1980, passando então a designar-se por Grupo Desportivo Recreativo e Cultural “Os Unidos de Santo Isidoro. Com o caminhar dos anos, e uma vez oficializada a Associação, a Direcção começa a pensar na compra de um terreno que a colectividade acabou por comprar, foi longo, duro e penoso, mas em 28 de Dezembro estava comprado por 250 contos (actuais 1250€), e em meados do ano de 1983 é escriturado. A partir daí o projecto avança na Câmara Municipal, os primeiros desaterros são executados e em 16 de Novembro de 1984 é lançada a primeira pedra do novo edifício, com a presença do Sr. Governador Civil de Lisboa, Dr. Moura Guedes, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Sr. Vale Morais e de muitos trabalhadores, que nessa data, além da cerimónia de lançamento da 1ª pedra, foi uma grande jornada de trabalho, ficando nesse dia uma grande parte das sapatas cheias e com os primeiros ferros dos pilares ao alto.

A construção da sede foi oportunidade única para um longo exercício de solidariedade e participação por parte da população das localidades de Junqueiros, Carcavelos, e Santo Isidoro, pois é bom aqui lembrar que a obra foi construída com mão-de-obra praticamente toda gratuita.

As festas, os peditórios, o cortejo de oferendas foram dando suporte financeiro para os materiais; das entidades oficiais pouco dinheiro foi recebido. A construção da sede tem sido demorada, até porque as obras de carácter social nunca estão definitivamente feitas… há sempre alguma coisa mais para acrescentar, para melhorar!...  Junto á sede foi também construído um campo de futebol de salão, ring devidamente equipado; existe uma cozinha que serve de apoio às festas e convívios, e um espaço aberto com árvores onde o chinquilho é jogado todos os fins-de-semana.

Foi também construído um parque infantil onde as crianças podem brincar tranquilamente. Construídos todos estes espaços, tem sido preocupação da Coletividade rentabiliza-los o mais possível, sendo sua preocupação constante disponibilizá-lo a todos quantos no-lo solicitarem, desde que esteja em causa o desenvolvimento das pessoas, na área do convívio, musica, do desporto, do ensino, etc… etc… (…) Desde 25 de Abril de 1997, a coletividade pôs o bar a funcionar aos fins de semana e feriados, criando espaço para os jogos de snooker, cartas, matraquilhos, chinquilho, etc…

 

Reconhecemos que muito mais podia ser feito, mas manter um espaço aberto dotado de alguma criatividade, só com voluntariado dos elementos da direção, nos dias que correm, não é nada fácil.

 

(Retirado do texto original datado de 1999-12-12,e escrito por Jacinto Filipe)

 

Para não perderes tempo a preparar o percurso disponibilizamos ficheiros GPX, KMZ, TRACKING  e PDF, descarrega e parte à descoberta de Santo Isidoro até à Achada

 

 

Percurso Achada – Santo Isidoro

GeoCache

Código

 

 

Dia da Terra #01/25 [Santo Isidoro]

GC4QAQT

Quinta dos Chãos #02/25 [Santo Isidoro]

GC4QARR

Moinhos de Santo Isidoro #03/25 [Santo Isidoro]

GC4QARX

G. D. R. C. Os Unidos #04/25 [Santo Isidoro]

GC4QAT1

Ponte Romana #05/25 [Santo Isidoro]

GC4QAT4

Zona de Caça #06/25 [Santo Isidoro]

GC4QAT7

Welcome to Santo Isidoro #07/25 [Santo Isidoro]

GC4QAT8

Vértice Escondido #08/25 [Ericeira]

GC4QATA

Yellow Table #09/25 [Ericeira]

GC4QATB

X-Files - Forte Casal da Serra #10/21 [Ericeira]

GC4QATD

Rotunda de Pedras #11/21 [Ericeira]

GC4QATE

Kual a letra K faltava??? #12/21 [Ericeira]

GC4QATG

Encruzilhada do Tom Sawyer #13/21 [Ericeira]

GC4QATH

Water is Life  #14/21 [Ericeira]

GC4QATN

Gerador Obsoleto #15/21 [Ericeira]

GC4QATP

D1C - Sentido Obrigatório #16/21 [Ericeira]

GC4QATR

Siameses em Dupla #17/21 [Ericeira]

GC4QATT

Olaria da Gamenha #18/21 [Santo Isidoro]

GC4QATW

4 Caminhos da Raposa #19/21 [Santo Isidoro]

GC4QATY

Entroncamento da Raposa #20/21 [Mafra]

GC4QATZ

Pinheiro Manso #21/21 [Mafra]

GC4QAV2

Fim do Percurso

Descarrega Percurso em formato GPX

Descarrega Percurso em formato KMZ

Ver Percurso e Descarregar em WikiLoc

Descarrega Percurso em Ficheiro PDF

 

Aproveitem e façam CITO pelo caminho, o ambiente agradece.

Esperamos que gostem e que se divirtam!

 

 

Alertas e Cuidados

Esta GeoCache está incluída no Percurso que liga Santo Isidoro à Achada, percurso esse de aproximadamente 8,7 Kms, com uma dificuldade baixa/média, praticamente quase toda a sua totalidade por caminhos largos de terra que possibilitam a utilização de bicicletas de todo o terreno (BTT).

O contentor é um “Tipo Pequeno” e de início contêm:

1-Placa A.D.R.Achada Geocaching Team;

1-Bloco de Notas, Lápis ou Caneta.

 

O LOCAL PODE TER ALGUM MOVIMENTO DE MUGGLES

POR FAVOR, DEIXE TUDO COMO ESTAVA OU MELHOR!

DEVERÁ SER COLOCADA COMO A DESCOBRIRAM, LEMBREM-SE A SUA EXISTÊNCIA DEPENDE DISSO!

 

Este Percurso é um projeto  A.D.R.Achada - GeoCaching Team, idealizado pelo  Ricky & Ly, e pela Pulga C, que partilham em comum o gosto pelo Geocaching e pelas caminhadas em contacto com a natureza.

Este percurso foi elaborado para assinalar a 2ª GeoCastanhada da A.D.R.Achada - Geocaching Team

 

“Visite a página Cache In Trash Out” para saber mais sobre o CITO.

 

( A.D.R.Achada - Geocaching Team )
Faz-nos um Like!!!

http://facebook.com/ADRAchada.Geocaching

(O teu “Gosto” na nossa página é mais um incentivo que precisamos para continuar!!!)

 



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

CG: Ab pnagb, frz sbeçne anqn!
RA: Va gur pbeare jvgubhg sbepvat nalguvat!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

175 Logged Visits

Found it 142     Didn't find it 26     Write note 3     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 11 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.