Skip to content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Clínica Heliantia

A cache by Geocachers de Gaia Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/21/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Clínica Heliântia

O Edifício Heliântia, antiga Clínica Sanatorial Heliântia, localiza-se na freguesia de Valadares, cidade e concelho de Vila Nova de Gaia. Direcionada para o mar, no extremo do Pinhal de Francelos, foi originalmente concebida para ser uma clínica helioterápica, no contexto da arqiuitectura portuguesa das décadas de 30 e 40.

Da autoria do Arqtº Francisco de Oliveira Ferreira, revela-se uma peça arquitectónica duplamente interessante. Em primeiro lugar porque o seu programa técnico-formal representa o eclodir de uma das primeiras manifestações da modernidade (tornando-se num dos primeiros exemplares onde se utilizam as estruturas de cimento armado), particularmente no norte do país; em segundo lugar porque, relativamente ao conjunto da obra assinada por Oliveira Ferreira, estamos perante uma obra de síntese onde confluem soluções inteligentes e sensíveis que até aí se encontravam dispersas e subaproveitadas.

Esta obra resultou do acompanhamento permanente de Oliveira Ferreira e do seu proprietário o médico Dr. Joaquim Ferreira Alves, implantado num magnífico local, no Pinhal de Francelos, é uma estrutura “clara, bem afirmada exteriormente pelo ritmo das varandas, disciplinadora de todas as variações espaciais que o edifício encerra (...)”. Para isso deslocaram-se em 1916 à Suiça para visitar as clínicas do Dr. Rolier, em Seysen, consideradas, então, as mais aperfeiçoadas. Essa influência terá sido ao nível do dimensionamento, interligação e dependência dos vários espaços interiores e com prolongamento para o exterior por varandas soalheiras. 

Heliântia é assim, um edifício importante e de referência obrigatória num estudo sobre a modernidade da arquitectura portuguesa.

 

O Edifício Heliântia que, após abandono da actividade para o qual foi criado, foi parar em boa hora, às mãos do Banco Português do Atlântico. Após 9 meses de intenso trabalho de restauro e de adaptação do edíficio para o domínio da formação, da responsabilidade do arqtº Manuel Magalhães, abriu as suas portas à Espaço Atlântico e ao IESF no dia 14 de Outubro de 1991. 50 anos passados sobre a sua inauguração, recuperou toda a sua dignidade, sendo de novo chamado ao cumprimento de uma dupla função estética e social, ao instalar-se neste espaço com tão importante referências, a Espaço Atlântico.

 

A localização do Heliântia, longe do barulho e do stress da cidade permite desfrutar de tranquilidade, silêncio e o contacto com a natureza.

Esta foi eleita uma das sete maravilhas de Gaia. A escolha das 7 Maravilhas de Gaia foi uma iniciativa de um jornal local que propôs vários locais do município a votação. As vencedoras foram: 1º Mosteiro da Serra do Pilar, 2º Mosteiro de Grijó, 3º Ponte Maria Pia, 4º Casa Museu Teixeira Lopes, 5º Clínica Heliantia, 6º Parque Biológico de Gaia e 7º Capela Senhor da Pedra.
A lista de todas as nomeadas: Praia da Aguda (Arcozelo), Parque Biológico de Gaia (Avintes), Solar Condes de Resende (Canelas), Reserva Natural Local do estuário do Douro (Canidelo), Parque Botânico do Castelo/Sítio Arqueológico (Crestuma), Mosteiro de Grijó (Grijó), Capelas do Senhor da Pedra (Gulpilhares), Banda Musical de Lever (Lever), Talha Dourada da Igreja Paroquial (Madalena), Casa-Museu Teixeira Lopes (Mafamude), Capela de S. Mateus (Olival), Ponte Maria Pia (Oliveira do Douro), Mosteiro de Pedroso (Pedroso), Calçada de Negrelos (Perosinho), Capela do Extinto Mosteiro de Vila Cova (Sandim), Mosteiro da Serra do Pilar (Santa Marinha), Praia da Granja (S. Félix da Marinha), Comunidade Piscatória da Afurada (S. Pedro da Afurada), Parque das Corgas (Seixezelo), Tuna Juvenil de Sermonde (Sermonde), Igreja Matriz Milenar (Serzedo), Clínica Heliântia (Valadares), O Caminho de Viseu (Vilar de Andorinho) e a Capela-Mor da Igreja Matriz de S. Pedro do Paraíso.

Clicando na imagem terão acesso à bookmark list das caches alusivas às vencedoras.

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.