Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

Traditional Geocache

14 # PR7SMI - Algarvia – Pico da Vara

A cache by Team Ribeiro Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/5/2013
Difficulty:
4.5 out of 5
Terrain:
4 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


AQUI COLOCA O NOME DA FOTO

Este trilho começa na Algarvia e termina no Pico da Vara (ponto mais alto da Ilha de São Miguel: 1.103m). Após alcançar o cume pode-se descer pelo mesmo caminho ou optar pelo percurso PR-8-SMI que termina na Lomba da Fazenda, sendo a duração do percurso de aproximadamente 5h, independentemente da opção escolhida. Estes trilhos eram utilizados pelos antigos para aceder ao mato onde faziam produção de carvão e maneio de gado.

O percurso inicia-se num caminho que se localiza dentro de uma mata de criptomérias. Em dias de muita humidade é aconselhável seguir à direita junto às criptomérias pois o piso pode tornar-se muito escorregadio na zona central do caminho. Depois de cerca de 1 km sempre a subir, a mata de criptomérias termina dando lugar a uma paisagem de vegetação rasteira, maioritariamente constituída por gramíneas que dão o nome ao planalto: Graminhais. Continuando o percurso chega-se a uma bifurcação onde se deve voltar à esquerda para o Pico da Vara. A partir deste ponto começa-se a observar a costa Sul de São Miguel. Após cerca de 500m encontrará uma marca que indica o local onde caiu um avião Francês em 1949. A partir desse ponto ficam a faltar 1 500m para chegar ao Pico da Vara. Já perto do seu destino encontrará um primeiro desvio à esquerda que indica Santo António, mas não siga por esse caminho pois ele não apresenta condições de segurança. Mais è frente encontrará então um segundo desvio também à esquerda que desce para a Lomba da Fazenda. Visite primeiro o Pico da Vara, onde se encontra um marco geodésico, e depois prossiga então a sua descida para o destino que lhe for mais conveniente.

Este percurso passa numa Zona de protecção especial onde se pode, com alguma sorte, observar o priolo, Phyrrula murina, (ave em risco de extinção). É responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.

Informações do Trilho

Dificuldade: Dificil.

Extensão: 3.5 Km.

Tempo: 5h 00m.

AQUI COLOCA O NOME DA FOTO

Conservação da Turfeira no Planalto dos Graminhais

A turfeira é um habitat prioritário que, para além da sua riqueza biológica, é fundamental para garantir a manutenção dos recursos hídricos da região.

A área de turfeira existente no Planalto dos Graminhais ocupa cerca de 100 ha e encontra-se atualmente ameaçada pela presença de espécies exóticas invasoras, nomeadamente, o Gigante (Gunnera tinctoria), Cletra (Clethra arborea) e o Feto-arbóreo (Sphaeropteris cooperi).

Para os concelhos de Nordeste e Povoação, a conservação deste habitat é vital para a qualidade de vida da população, uma vez que garante a disponibilidade de água de boa qualidade e em quantidade durante as estações mais secas. Por este motivo, a eliminação das espécies invasoras está a ser realizada, igualmente, nestas áreas, com vista a melhorar a qualidade deste habitat e garantir o bom funcionamento ecológico do mesmo. Com uma altitude de 1105 m o Pico da Vara constitui o ponto mais alto da ilha de São Miguel e corresponde a um ou mais “vulcões em escudo”, predominantemente basálticos com cerca de 4 milhões de anos. Possui um relevo de carácter montanhoso, recortado por profundas ravinas, onde correm ribeiras de regime torrencial, por vezes permanentes. Tem cerca de 1980 ha e uma riqueza botânica e paisagística elevada.

A vegetação do Pico da Vara é composta no cume por um prado de Deschampsia foliosa e nas suas vertentes por uma densa floresta de Laurissilva, que apresenta um índice de endemismos muito elevado, onde se destacam, o Azevinho (Ilex perado ssp. azorica), o Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), o Louro (Laurus azorica), a Ginja (Prunus azorica), a Urze (Erica azorica) a Uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), o Folhado (Viburnum treleasei), e o Feto-do-cabelinho (Culcita macrocarpa).

Das espécies de avifauna existentes, destaca-se o Priolo (Pyrrhula murina), uma ave terrestre rara, endémica dos Açores, em risco de extinção e com estatuto de conservação prioritária pela Diretiva Aves, cujo último refúgio se confina à floresta de Laurissilva aqui existente. Pode-se observar ainda o Tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), o Milhafre (Buteo buteo rothschildi) e o Pombo-torcaz-dos-Açores (Columba palumbus azoricus).

A Reserva Natural do Pico da Vara inclui no seu território a Zona de Proteção Especial Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, no âmbito da Rede Natura 2000, encontra-se classificada como Área Importante para Aves - IBA, pela Bird Life International e faz parte integrante do projeto Biótopo CORINE.

É possível aceder ao cume do Pico da Vara através de dois trilhos pedestres homologados, nomeadamente o PR7SMI - Algarvia - Pico da Vara e o PR23SMI - Povoação - Pico da Vara, os quais permitem uma visão abrangente quer da totalidade da área classificada, quer da Vila da Povoação.

Additional Hints (Decrypt)

An onfr qb neohfgb whagb nb gevyub.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

156 Logged Visits

Found it 134     Didn't find it 17     Write note 2     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 35 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 5/12/2018 8:24:01 AM Pacific Daylight Time (3:24 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page