10 # PR7SMI - Algarvia – Pico da Vara Traditional Cache
10 # PR7SMI - Algarvia – Pico da Vara
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.

Este trilho começa na Algarvia e termina no Pico da Vara (ponto mais alto da Ilha de São Miguel: 1.103m). Após alcançar o cume pode-se descer pelo mesmo caminho ou optar pelo percurso PR-8-SMI que termina na Lomba da Fazenda, sendo a duração do percurso de aproximadamente 5h, independentemente da opção escolhida. Estes trilhos eram utilizados pelos antigos para aceder ao mato onde faziam produção de carvão e maneio de gado.
O percurso inicia-se num caminho que se localiza dentro de uma mata de criptomérias. Em dias de muita humidade é aconselhável seguir à direita junto às criptomérias pois o piso pode tornar-se muito escorregadio na zona central do caminho. Depois de cerca de 1 km sempre a subir, a mata de criptomérias termina dando lugar a uma paisagem de vegetação rasteira, maioritariamente constituída por gramíneas que dão o nome ao planalto: Graminhais. Continuando o percurso chega-se a uma bifurcação onde se deve voltar à esquerda para o Pico da Vara. A partir deste ponto começa-se a observar a costa Sul de São Miguel. Após cerca de 500m encontrará uma marca que indica o local onde caiu um avião Francês em 1949. A partir desse ponto ficam a faltar 1 500m para chegar ao Pico da Vara. Já perto do seu destino encontrará um primeiro desvio à esquerda que indica Santo António, mas não siga por esse caminho pois ele não apresenta condições de segurança. Mais è frente encontrará então um segundo desvio também à esquerda que desce para a Lomba da Fazenda. Visite primeiro o Pico da Vara, onde se encontra um marco geodésico, e depois prossiga então a sua descida para o destino que lhe for mais conveniente.
Este percurso passa numa Zona de protecção especial onde se pode, com alguma sorte, observar o priolo, Phyrrula murina, (ave em risco de extinção). É responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.
Informações do Trilho
Dificuldade: Dificil.
Extensão: 3.5 Km.
Tempo: 5h 00m.

Conservação da Turfeira no Planalto dos Graminhais
A turfeira é um habitat prioritário que, para além da sua riqueza biológica, é fundamental para garantir a manutenção dos recursos hídricos da região.
A área de turfeira existente no Planalto dos Graminhais ocupa cerca de 100 ha e encontra-se atualmente ameaçada pela presença de espécies exóticas invasoras, nomeadamente, o Gigante (Gunnera tinctoria), Cletra (Clethra arborea) e o Feto-arbóreo (Sphaeropteris cooperi).
Para os concelhos de Nordeste e Povoação, a conservação deste habitat é vital para a qualidade de vida da população, uma vez que garante a disponibilidade de água de boa qualidade e em quantidade durante as estações mais secas. Por este motivo, a eliminação das espécies invasoras está a ser realizada, igualmente, nestas áreas, com vista a melhorar a qualidade deste habitat e garantir o bom funcionamento ecológico do mesmo. Com uma altitude de 1105 m o Pico da Vara constitui o ponto mais alto da ilha de São Miguel e corresponde a um ou mais “vulcões em escudo”, predominantemente basálticos com cerca de 4 milhões de anos. Possui um relevo de carácter montanhoso, recortado por profundas ravinas, onde correm ribeiras de regime torrencial, por vezes permanentes. Tem cerca de 1980 ha e uma riqueza botânica e paisagística elevada.
A vegetação do Pico da Vara é composta no cume por um prado de Deschampsia foliosa e nas suas vertentes por uma densa floresta de Laurissilva, que apresenta um índice de endemismos muito elevado, onde se destacam, o Azevinho (Ilex perado ssp. azorica), o Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), o Louro (Laurus azorica), a Ginja (Prunus azorica), a Urze (Erica azorica) a Uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), o Folhado (Viburnum treleasei), e o Feto-do-cabelinho (Culcita macrocarpa).
Das espécies de avifauna existentes, destaca-se o Priolo (Pyrrhula murina), uma ave terrestre rara, endémica dos Açores, em risco de extinção e com estatuto de conservação prioritária pela Diretiva Aves, cujo último refúgio se confina à floresta de Laurissilva aqui existente. Pode-se observar ainda o Tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), o Milhafre (Buteo buteo rothschildi) e o Pombo-torcaz-dos-Açores (Columba palumbus azoricus).
A Reserva Natural do Pico da Vara inclui no seu território a Zona de Proteção Especial Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, no âmbito da Rede Natura 2000, encontra-se classificada como Área Importante para Aves - IBA, pela Bird Life International e faz parte integrante do projeto Biótopo CORINE.
É possível aceder ao cume do Pico da Vara através de dois trilhos pedestres homologados, nomeadamente o PR7SMI - Algarvia - Pico da Vara e o PR23SMI - Povoação - Pico da Vara, os quais permitem uma visão abrangente quer da totalidade da área classificada, quer da Vila da Povoação.
Additional Hints
(Decrypt)
An onfr qb neohfgb gncnqb pbz crqenf.