Skip to Content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela compreensão,
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
<

Palacete da Granja - Casa da Cultura de Paredes

A cache by @venida Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/13/2013
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Cache do Palacete da Granja - Casa da Cultura de Paredes


História da Casa da Cultura – “Palacete da Granja”  
................................................................................................

Designado por “Palacete da Granja”, o edifício pertencia a Joaquim Bernardo Mendes, um português regressado do Brasil. À sua chegada, recebeu o título de Visconde de Paredes.
Foi nessa altura que construiu este magnífico Palacete com algumas características brasileiras, de entre as quais se destacam as fachadas revestidas de azulejos amarelos e grandes portas e janelas. Salienta-se, ainda, o enorme jardim que o rodeia.

Foi neste palacete que el-rei D. Carlos foi recebido em Junho de 1895.
Em meados dos anos 40, após o falecimento de Joaquim Bernardo Mendes, foi alugado à câmara pela família deste, passando aí a funcionar os paços do concelho.

Mais tarde, nos anos 60, um novo proprietário, o comendador Abílio de Seabra, após a aquisição deste edifício, ofereceu o mesmo à Irmandade da Misericórdia de Paredes. A partir desta altura, teve um papel importante nesta cidade, pois funcionou como um estabelecimento de ensino. No entanto, por ser considerado como impróprio para o desempenho dessa função ficou vago e em degradação.

Foi no início dos anos 90 que a câmara municipal de Paredes, consciente das características peculiares do “Palacete da Granja”, através de um protocolo assinado com a Irmandade da Misericórdia de Paredes, procedeu à sua recuperação e posterior dinamização como Casa da Cultura. Segundo este projeto, este edifício será utilizado no desenvolvimento de atividades culturais e recreativas, podendo, também, ser facultada a utilização a terceiras entidades. 
Foi inaugurada a 17 de Maio de 1997.


Estilo Arquitetónico
................................................................................................
    
Face ao enquadramento urbanístico e beleza arquitetónica do Palacete da Granja, a sua recuperação obedeceu a um conjunto de regras, de forma a manter os traços arquitetónicos que caracterizam a época.

É um edifício do século XIX, que se inclui no grupo das “casas brasileiras”. São evidentes os elementos que expressam a grandiosidade desses “casarões”, assim como, o romantismo da época.

Os azulejos amarelos, os portões, as enormes portas e janelas e o granito são elementos característicos e distintivos da construção, que foram devidamente salvaguardados no processo de recuperação do edifício.


Casa da Cultura - "Palacete da Granja"
................................................................................................

A câmara municipal de Paredes, consciente do seu papel na dinamização cultural do município, tem vindo a privilegiar uma atuação marcada pela construção de patamares estruturantes das práticas culturais da população. A criação de infraestruturas de base vocacionadas para a promoção das mais diversas atividades de caris sócio-cultural é o mais evidente indicador desse princípio.

O projeto da Casa da Cultura, sendo também um projeto de recuperação de um edifício de grande beleza arquitetónica, “O Palacete da Granja”, é o mais evidente exemplo de que a câmara municipal não tem deixado de responder às exigências decorrentes das suas atribuições e competências no domínio da cultura.

A evolução recente das paisagens urbanas tem motivado programas de reconversão e desenvolvimento, que reservam ao consumo cultural e de lazer um papel privilegiado, sendo notória a preocupação em estimular os interesses da população nestes domínios.

A Casa da Cultura, ou o “Palacete da Granja” situa-se no centro da cidade de Paredes. É utilizada, essencialmente, para atividades culturais e recreativas.

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Esta cache encontra-se perto do quartel general da Team @venida, que se situa a poucos metros deste edificio, sendo que se encontra na cache uma pequena "oferta" para quem fizer o FTF. 

Boas Cachadas.

Additional Hints (Decrypt)

Graub ebqnf... znf aãb ibh n ynqb arauhz!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

422 Logged Visits

Found it 402     Didn't find it 6     Write note 6     Archive 1     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 38 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.