Skip to Content

<

PT Serra S. Luis Bónus # 5 Precipitação

A cache by Zylion Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/15/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O anticiclinal de S.Luís juntamente com o dos Gaiteiros ao lado, fazem parte de um dos 3 eixos diferentes que constituem a cordilheira da Arrábida. Este Power Trail pretende ao longo dos 10km do percurso dar a conhecer a serra e algumas das suas características, passando por diversas Paisagens e Flora, aproveitando alguns trilhos bastante usados para a pratica de BTT e outros de caminhada.

Translation

PT Serra S. Luis # Bónus 5 Precipitação

A cache não se encontra na coordenada fornecida


Precipitação


O estudo sobre a Temperatura, tem com objectivo caracterizar a zona, recorreu-se aos dados da estação meteorológica de Setúbal e da estação udométrica também de Setúbal, publicados pelo instituto nacional de meteorologia e geofísica em 1991 no fascículo XLIX, volume 2 - 2ª região d'«O clima de Portugal»


A água é a principal componente dos seres vivos, e dos principais processos vitais que geram vida. A precipitação é o único meio, em algumas situações, de uma planta obter água, para a sua sobrevivência.


A vegetação adapta-se à quantidade de água do meio, utilizando vários processos, tais como:

Ø Desenvolvimento do sistema radicular, de modo a explorar a maior área possível de solo, e em grande profundidades;

Ø Abastecimento de água por irrigação;

Ø Posicionamento topográfico da planta, onde se verifica que algumas plantas fixam-se em zonas como o fundo das ravinas, acumulando-se aí maiores quantidades de água;

Ø Redução da evapotranspiração, onde as plantas apresentam certas práticas culturais onde se reduz as perdas de água.


O fornecimento de água por parte do solo também depende de vários factores, entre os quais podemos considerar a função de hidratação do terreno; da sua condutividade; do seu poder de retenção; etc.


Esta precipitação, quer a sua presença quer a sua ausência, em determinado posição geográfica, leva a que as plantas tenham aspectos morfológicos especiais, com vista a regulação hídrica, tais como: redução folhear com substituição por filódios e cladódios; transformação dos ramos em espinhos; revestimento piloso dos órgãos; disposição dos estomas em cavidades; angustifilia e redução do limbo até à afilia.


Logo concluímos que a chuva e outras precipitações atmosféricas regulam naturalmente o conteúdo de água do solo e também a humidade do ar. Assim desta maneira, pode-se classificar, conforme a sua necessidade de água em: xerófila, hidrófilas, mesófilas, tropófilas, e halofitas.



Pelas observações udométricas na estação de Setúbal a média anual é de 746,4mm, registando-se as maiores precipitações mensais de 123,7mm em janeiro; as quedas pluviais mais fracas registaram-se em Julho com 2,8mm. Observa-se assim uma fase do ano de precipitações crescentes, de 7 meses, de Setembro a Março, com uma quebra em Fevereiro, e uma fase de precipitações decrescentes a fechar o ciclo de 5 meses.


As precipitações máximas diárias registadas foram, na mesma ordem de 80,6 (Janeiro), de 88,4 (Novembro) e de 97,5 (Outubro). Também o número de dias de precipitação superior a 10mm (10 l/m2 ) foi respectivamente 3,8 (Janeiro e Dezembro) e 3,9 (Fevereiro). Destes valores se infere uma estação seca bem marcada (Julho-Agosto) e uma estação chuvosa (Novembro- Março), sendo os meses de Abril a Junho e de Setembro a Outubro períodos de transição; as precipitações, vão escasseando durante a Primavera e começo do Verão; de Maio até Julho tem origem nas trovoadas que precedem o Verão, em Junho já são fracas e durante os meses de Julho e Agosto são não só raras como fracas, tendo lugar então a uma estiagem prolongada, em que as médias mensais raro ultrapassam os 4mm.


Como anteriormente referido os valores máximos e mínimos são muito úteis, na medida em que cada planta possui um valor máximo – Capacidade de campo (% máxima de água que é utilizável pelas plantas); e um valor mínimo – Ponto de emurchimento (valor mínimo de água abaixo do qual a vida da planta não é possível).


A pluviosidade aumenta com a altitude e com a exposição a norte (umbria) por via do arrefecimento atmosférico nestas condições.


Os nevoeiros, especialmente os serranos, são fontes de precipitação oculta, isto é, não registada, mas observada e de grande significado para a vegetação, mormente na época estival; as ramagens actuam como condensadores que se molham e gotejam ou escorrem para o solo. Outras formas de precipitação ocorrem, como sejam os orvalhos, as geadas, a neve e o granizo.




Ao longo do Power Trail têm a possibilidade de encontrar diversas caches Bónus. Para as encontrar basta recolher os dados existentes nas caches, de modo a encontrar as coordenadas correctas. Por exemplo se na cache # 1 encontrarem a letra A, o valor de A será 1, se na cahe #2 encontrarem a letra B, o valor de B será 2.

Nas caches bónus também existem dados para ser recolhidos, mas neste caso vão encontrar um valor numérico necessário para encontrar a bónus seguinte. No entanto caso não encontre ou deseje encontrar determinada bónus, pode responder à questão relacionada com a cache em falta, obtendo desta forma o valor que se encontra dentro da mesma. .





Coordenada Bónus # 5

A Fórmula:

N 38º 32.D*R+D+10

W 008º 57.M*3+3*Y+D/2


Caches presentes na serra e que merecem a vossa visita:

Grande desafio serra de S.Luis

Tesouro da serra de São Luis

The spirit of saint-Louis

Pedreiras São Luis

A falha da serra de S.Luis Setúbal

Capela São Luis da serra Setúbal

Tanque de S.Luis Setúbal

Onde está a cache

The Lost Library

Adrenalina

Castor

Cobra-capuz

Cobra bilhete II

Branca de neve

Estrada Desconhecida

Christopher Paolini

Cache Florbela Espanca

Cache Goethe

Cache George R.R.Martin

Cache Fernando Pessoa

Viajar no tempo Catarina Eufemia

Atenção a cache não contém material de escrita.

Não se esqueçam de recolher os dados em GC4QA5M;GC4QA5W;GC4QA9V;GC4QA9Z.

This page was generated by GeoPT Listing Generator
Flag Counter

Additional Hints (Decrypt)

Ncebkvznqnzragr ab zrvb gncnqb cbe crqenf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

94 Logged Visits

Found it 93     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 3 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.