Nas margens do Rio Corgo, um dos afluentes do Douro, a cidade de Vila Real ergue-se a cerca de 450 metros de altitude, numa região que revela indícios de ter sido habitada desde o Paleolítico.
Actualmente, Vila Real vive uma fase de crescente desenvolvimento, a nível industrial, comercial e dos serviços, com relevo para a saúde, o ensino, o turismo, e outros sectores de actividade, apresentando-se como local de eleição para o investimento externo.
É o caso da importância, cada vez maior, da UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, no desenvolvimento da região e da cidade e que tem atraído um cada vez maior número de pessoas e que contribuiu nos últimos 15 anos para o seu desenvolvimento urbanístico, proporcionando a sua expansão.
Surgiram então um conjunto de equipamentos colectivos, que muito contribuem para o bem-estar da população, proporcionando elevados padrões de qualidade de vida.
O Shopping, o Teatro e o Parque Corgo tornaram-se em pontos de referência da cidade, fazendo parte do quotidiano dos Vila-Realenses, com a suas arquitecturas arrojadas, e localizações previlegiadas, situados numa zona nobre de Vila Real, onde a parte histórica e a moderna se fundem e interligam.
Nasceu assim a nova e moderna "Bila".