Skip to Content

<

Prot.CivilMação IV

A cache by KanukaEira Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/08/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta ideia surge no âmbito de um projeto a nível escolar e do meu lado aventureiro. Estando ligada a área de Protecção Civil, achei divertido ligar o Geocaching com a Protecção Civil, de forma a demostrar no real o que é feito no meu Concelho, e ao mesmo tempo mostrar lugares magníficos sempre em contacto com a natureza.


Prot.CivilMação IV

Caraterização do Concelho de Mação

       

O Concelho de Mação esta localizado na Zona Centro do Território Português e apresenta uma situação administrativa algo ambígua, na medida em que relativamente a alguns fatores administrativos e relativos a área da Justiça é a parte integrante do Distrito de Santarém, sendo incluído na Região de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto noutros aspetos, nomeadamente no que diz respeito às Zonas da Direção Regional de Agricultura e Educação, insere-se na Zona conhecida por Pinhal Interior Sul – Distrito de Castelo Branco e Beira interior. O Bombeiros Voluntários de Mação encontra-se sob a dependência do COS (Centro de Distrital de Operações de Socorro) de Santarém.
 
                                       

 

Em termos de proximidades geográficas, este Concelho situa-se a 77 km de Santarém, 18 km de Abrantes e a 170 km de Lisboa, o que o coloca no vértice de três regiões: Beira Baixa, Ribatejo e Alentejo. No que refere-se á sua posição geográfica o concelho é limitado a Norte pelos Concelhos de Vila de Rei, Sertã e Proença-a-Nova e a Nascente pelos Concelhos de Vila Velha de Rodão e Nisa, a Poente pelos Concelhos de Sardoal, Vila de Rei e Sul pelos Concelhos de Abrantes, Gavião através do Rio Tejo. O Concelho de Mação ocupa uma área territorial de 40 001 há e administrativamente subdivide-se em 6 freguesias: Mação, Amêndoa, Cardigos, Carvoeiro, Envendos, Ortiga.

Mação apresenta um índice elevado de suscetibilidade a incêndios florestais. As mudanças climáticas indicam que a probabilidade de ocorrência destas condições extremas tende a aumentar, fazendo com que a frequência de dias quentes e a duração dos períodos com maior perigosidade aumentem.

Após os últimos grandes incêndios, o Município de Mação uniu esforços de forma a criar medidas para mitigar este perigo. Medidas essas que revogam ao melhoramento dos meios de vigilância e detecção, a construção/aquisição de estruturas de apoio ao combate, o desenvolvimento de ações de silvicultura e de gestão florestal e por último a promoção de ações de incentivo ao associativismo florestal.

Cache

Esta insere-se no âmbito de demonstração de algumas Boas Praticas em Proteção Civil no Concelho de Mação. A cache, esta situada na Zona de demostração do Alto da Caldeirinha. Tal com o foi referido, vai encontrar uma demostração das ZIF (zona de intervenção florestal). Esta inserida no Apoio ao Associativismo, como é descrito seguidamente:

 Apoio ao Associativismo

Foi fundado, em 2004, a Associação Florestal do concelho de Mação – AFLOMAÇÃO. Esta dividiu todo o concelho em unidades de gestão e posteriormente foram fundidas nas Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), é uma área territorial e delimitada, constituída maioritariamente por espaços florestais, submetida a um plano de gestão florestal e a um plano de defesa da floresta e gerida por uma única entidade.

De modo a diminuir a probabilidade de ocorrência de grandes fogos florestais, o Governo Suíço financiou todas as medidas atrás referidas, disponibilizando assim uma verba ao Concelho de Mação.

 

                                                        

Por forma a sensibilizar os proprietários florestais do Concelho de Mação e demonstrar quais as intervenções mais urgentes a realizar nas áreas florestais, a Autarquia de Mação resolveu realizar um conjunto de ações e práticas florestais numa área de 45.76 hectares. Esta área denominada de ZONA DE DEMONSTRAÇÃO DO ALTO DA CALDEIRINHA, constitui a primeira de várias áreas do Concelho onde se pretende pôr em prática iniciativas deste gênero que possam sensibilizar a população para a necessidade imperiosa de intervir na floresta e protegê-la contra os incêndios.

A Zona de Demonstração é, atualmente, ocupada por um coberto vegetal com elevada combustibilidade, dominado pelo Pinheiro bravo, que alterna com zonas de matos. A excessiva ocupação florestal, que se dispõe de uma forma contínua, é o resultado da regeneração posterior ao incêndio de 2003, na qual não houve qualquer condução dos povoamentos existentes. Estas características traduzem, em grande parte, a realidade dos prédios rústicos do Concelho de Mação, na sua maioria, deixados ao abandono, e em que a ausência de gestão os torna facilmente vulneráveis aos incêndios florestais que, frequentemente, assolam o Concelho. Torna-se, por isso, necessário reduzir a densidade excessiva de árvores, promovendo, o crescimento e desenvolvimento das restantes e, simultaneamente, a descontinuidade do combustível.

 

                                                                            

Estes 50 prédios rústicos que ilustram, em grande parte, a estrutura minifundiária e fragmentada da propriedade florestal do Concelho, foram encarados como uma única propriedade e as intervenções planeadas como se de uma unidade de gestão florestal se tratasse. Só assim foi possível reduzir os custos das intervenções e viabilizar, economicamente, o processo. Esta ação de sensibilização pretende exemplificar o tipo de operações florestais e os ganhos que delas poderão ocorrer através da implementação de ZIF (Zonas de Intervenção Florestal), regulamentadas pelo Decreto Lei 127/2005 de 5 de Agosto, e que se espera virem a constituir o principal instrumento de apoio à floresta. 

A área de demonstração, pertence a cerca de 40 proprietários do Concelho de Mação que, partilhando a preocupação manifestada pela Autarquia e pelas Associações locais de Proprietários Florestais, decidiram aderir a esta iniciativa, cedendo os seus terrenos para que neles se possa demonstrar como se pode e deve intervir, numa das maiores riquezas do Concelho de Mação – A FLORESTA. 
 
Objetivo estratégico:


 Sensibilizar os proprietários para a sustentabilidade dos espaços florestais, com função de produção, através de ações que visem o ordenamento e a gestão florestal.

Objetivos operacionais: 


– Implementar programas de redução de combustíveis, promovendo a descontinuidade das zonas florestais e, consequentemente, reduzir o risco de incêndio 
– Reduzir a densidade excessiva de árvores, promovendo o crescimento e o bom desenvolvimento das restantes que constituirão as árvores de futuro 
– Reflorestar áreas em que a cobertura vegetal é ausente 
 
Ações:


– Criar e manter redes de faixas de gestão de combustível, intervindo prioritariamente nas zonas com maior vulnerabilidade aos incêndios 
– Implementar infra-estruturas da rede viária e divisional que facilitem as operações de exploração florestal e, simultaneamente, permitam uma melhor defesa dos povoamentos contra os incêndios 
– Promover a implementação de mosaicos de parcelas de gestão de combustível 
- Reduzir a densidade de árvores onde a cobertura florestal é excessiva, promovendo o crescimento e o desenvolvimento do povoamento jovem, ao eliminar a concorrência pela luz, espaço e nutrientes 
– Promover ações de reflorestação, garantindo a cobertura de zonas onde esta é inexistente.

 

Todas as informações foram retiradas do PMDFCI (Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios), da página online da Câmara Municipal de Mação, da página online da AFLOMAÇÃO. Há muitas mais Boas Praticas a nível da Proteção civil no Concelho de Mação, apenas destaquei estas, de forma a visitar e ter uma ideia do que se faz pelo Concelho.

Peço que dê a sua opinião, quanto a Protecção Civil no Concelho de forma a ter uma ideia de como pensa sobre este assunto e sobre as minhas caches, de forma a melhora-las. Isto aqui na pagina quando efetuar o registo.

 

 

Additional Hints (Decrypt)

Anf crqenf, whagb nb rfgenqãb

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

89 Logged Visits

Found it 84     Write note 4     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 7 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.