
Alhais é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Paiva, com 12,85 km² de área e 522 habitantes (2011). Densidade: 40,6 hab/km².
A freguesia de Alhais está situada no extremo oriental do concelho de Vila Nova de Paiva, no limite com o município vizinho de Moimenta da Beira. É a mais pequena freguesia deste concelho.
Alhais de Cima, Alhais de Baixo e Vila Garcia são os seus principais lugares.
O povoamento da área em que se integra a freguesia remonta à época pré-histórica, como o atestam os vestígios arqueológicos. É o caso do Dólmen de Aboleiro, datado do período Neolítico. O tumulus em terra, de planta circular, tem dezoito metros de diâmetro e metro e meio de altura. Cinco esteios da câmara central são ainda visíveis. O Dólmen de Orca do Porto Lamoso data do período Neo-Calcolítico. Dele resta actualmente o dólmen de câmara e o corredor. No sítio arqueológico do Cavalinho, a norte de Alhais de Cima, foi encontrada uma inscrição de origem possivelmente romana. Trata-se de um grande penedo isolado no cimo de um cabeço, no qual se encontra a inscrição FINIS.
Alhais foi vila e sede de concelho entre 1514, data do foral manuelino, e 1836, data em que perdeu a autonomia administrativa, a exemplo de centenas de outros concelhos. Passou então a fazer parte do concelho de Vila Nova de Paiva. O Pelourinho, classificado como Imóvel de Interesse Público, é o símbolo dessa autonomia municipal de outrora. É um pelourinho de roca prismática, de fuste cilíndrico liso, encimado por dois elementos boleados. Destaque-se ainda, em termos de motivos de interesse turístico, a praia fluvial da Quinta da Azenha
Dados Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alhais)