Um pouco de História
Orago: S. João Baptista População: 738 habitantes
Actividades económicas: Agricultura, pecuária, avicultura, apicultura, indústria têxtil e construção civil
Festas e romarias: S. Bento e S. João Baptista (último fim-de-semana de Agosto), romarias em Casal de Sarzedo (1." fim-de-semana de Agosto) e de Gandra Chã (2." fim-de-semana de Setembro)
Património cultural e edificado: Igreja matriz, Casa das Cruzes e cruzeiro
Outros locais de interesse turístico: Miradouros do Canto e da Costa da Brulha, praia fluvial e margens do Alva
Gastronomia: Chanfana, cabrito assado, tigeladas e truta
Artesanato: Ferraria e tanoaria
A freguesia de Sarzedo, actualmente incluída no concelho de Arganil, pertencia ao Curato do Vigário de Arganil e à respectiva Colegiada. Tal como o próprio topónimo, a área correspondente à actual freguesia não só indica a respectiva antiguidade pela clara derivação do termo latino ceresia (cereja), portanto anterior ao século XII, mas informa-nos também que este tipo de árvore de fruto deveria ser predominante, a ponto de estar na origem do respectivo nome. Foi desde sempre uma terra de rica agricultura e também de pecuária tradicional, a que os moradores acrescentavam as pescarias do rio Alva, principalmente trutas e barbos vogas que o rio regalava em quase todo o seu curso.
A povoação tem um casario típico, entremeado pela margem do rio que corre entre salgueiros e amieiros. É um local aprazivel, onde ainda há pouco tempo se podiam observar as encantad orai rodas e cegonhas, com que os agricultores retiravam a água para a rega dos campos.
Contém logbook é necessário levar material de escrita.
Zona com muitos em algumas alturas do dia, mugles por isso pedia para serem discretos.
Boas caches :)