Ponte de Santa Clara (Rio Dão) Traditional Cache
Ponte de Santa Clara (Rio Dão)
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Ponte de Santa Clara (Rio Dão)

Descrição geral da cache:
Esta cache pretende dar a conhecer uma ponte relativamente antiga no concelho de Penalva do Castelo, denominada de Santa Clara que está sobre o Rio Dão e que separa as freguesias de Esmolfe de Castelo de Penalva.
Ponte de Santa Clara:
Está localizada no centro do concelho de Penalva do Castelo e é uma ponte que assegura a travessia sobre o rio Dão, estabelecendo a ligação entre o espaço geográfico das freguesias de Esmolfe e de Castelo de Penalva. A ponte Santa Clara é composta por cantaria granítica, apresentando um formato algo comum no concelho penalvense já que existem outros exemplares idênticos. É constituída apenas por um arco de volta perfeita. É de complexa datação, já que não existem estudos publicados e que comprovem a sua idade exacta, mas pelas características apresentadas poderá remontar entre o século XVII a XIX. Esta ponte possui características técnicas e construtivas semelhantes às da época moderna e poderá corresponder ao período de crescimento das necessidades de circulação nos lugares mais próximos, permitindo a franquia do obstáculo natural, o rio Dão. Sobre ela atravessa a estrada EM 329, recentemente repavimentada.

Rio Dão:
O rio Dão é um rio português que nasce na freguesia de Eirado, mais propriamente na Barranha, concelho de Aguiar da Beira, Distrito da Guarda, na região dos planaltos de Trancoso-Aguiar da Beira, numa zona em que a altitude oscila entre os 714 metros e os 757 metros e que faz parte da Região do Planalto Beirão. O seu percurso é feito no sentido Nordeste-Sudoeste e, ao longo dele, para além de ter a Barragem de Fagilde no seu fio de água, atravessa ou demarca os limites dos concelhos de Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Mangualde, Nelas, Viseu, Carregal do Sal, Tondela e Santa Comba Dão. Desagua no Rio Mondego, em plena albufeira da Barragem da Aguieira, nos limites dos concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova, depois de percorrer cerca de 92 quilómetros. Os seus principais afluentes são o Rio Carapito, Ribeira de Coja, o Rio Sátão, o Rio Pavia, Ribeira das Hortas e o Rio Criz. No seu vale, zona de altitude com solo granito, situa-se a Região Demarcada do Dão, da qual se destaca a produção de excelentes vinhos de mesa.
Acesso:
O seu acesso é relativamente simples, dado que se encontra numa estrada municipal alcatroada. Basta seguir as indicações que tomem Gôje e posteriormente Castelo de Penalva ou Castelo de Penalva para Penalva do Castelo em sentido inverso.
A cache:
A cache é de tamanho micro e têm um bloco para registar visitas, não possuindo espaço para objectos de troca. LEVEM MATERIAL DE ESCRITA já que o container da mesma não possui. Desfrutem das vistas, da natureza e da paisagem de forma consciente e respeitadora. Aproveitem para tirar fotos. Se possível não publiquem fotos do spoiler. NÃO PRECISAM DE ULTRAPASSAR QUALQUER VEDAÇÃO. Não precisam de ter pressa para fazer a cache nem de forçar nada, tanto que não deverá existir, muito provavelmente, muggles por perto. Mas no entanto sejam discretos o quanto possível e TENHAM CUIDADO COM A CIRCULAÇÃO DA ESTRADA E AS BERMAS QUE PODEM SER PERIGOSAS. Voltem a deixar tudo conforme estava. A durabilidade da cache depende de todos nós. NÃO ESTACIONEM JUNTO À PONTE. Espero que gostem.
Additional Hints
(Decrypt)
CG: Cevzrveb Graunz phvqnqb pbz n rfgenqn Cbe Snibe! Cbqrf ncerpvne b cnabeâzvpn whagb qbf crarqbf r qrcbvf ire ab ENVY!
RAT: Svefg, cyrnfr or pnershy ba gur ebnq! Lbh pna rawbl gur cnabenzvp ivrj sebz gur ebpxf naq gura frr vg ba gur ENVY!