A Estação Ferroviária de Rede, originalmente denominada de Estação de Rêde, é uma interface da Linha do Douro, que serve a localidade de Rede, no Distrito de Vila Real, em Portugal.
Situa-se junto à localidade de Rede, na Freguesia de Vila Marim Em Janeiro de 2011, possuía vias de circulação, ambas com 296 metros de comprimento; as duas plataformas apresentavam 178 e 153 metros de comprimento, e 30 e 90 centímetros de altura.
Em Outubro de 2004, esta interface ostentava a classificação E da Rede Ferroviária Nacional.
Em Maio de 2011, circulavam, nesta estação, comboios Regionais e InterRegionais da operadora Comboios de Portugal.
O troço entre Juncal e Régua da Linha do Douro, onde esta interface se encontra, abriu à exploração em 15 de Julho de 1879 Em 1903, em termos de acessos rodoviárias à estação, faltava construir um ramal de ligação à Estrada Real 34, com cerca de 200 metros, e estava planeado um outro a partir da Estrada Distrital 80 até à margem Sul do Rio Douro, em frente à estação.
Em 3 de Novembro do mesmo ano, foi aprovado o projecto e o correspondente orçamento para a instalação de um ramal de estrada entre a Estação e o cais de Rede.
Em 1934, a comissão administrativa do Fundo Especial de Caminhos de Ferro aprovou a realização de obras, de forma a expandir esta estação; o projecto, elaborado pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, foi aprovado pelo governo em 28 de Dezembro desse ano.
Em Abril de 1935, as obras estavam quase concluídas , tendo sido terminadas ainda nesse ano.
|