FREGUESIA DE MECA
"Freguesia situada na margem esquerda do rio de Alenquer, Meca dista cerca de 7 quilómetros da sede do concelho. Tem uma área de 14,08 quilómetros quadrados e um topónimo de ressonâncias muçulmanas.
Na povoação de Meca, sede de um santuário de romaria famoso na região, avulta a igreja de Santa Quitéria, barroca e setecentista, um templo imponente, antecedido por uma galilé, surpreendente nesta diminuta aldeia. Um pouco mais adiante, já na subida para Casais da Marinela, o verde dos vinhedos passa a ocupar as encostas. Igualmente de notar é a existência de numerosas casas agrícolas, muitas sediadas em edifícios antigos (século XVIII, nomeadamente), algumas das quais de grande qualidade arquitectónica."
BASÍLICA DE SANTA QUITÉRIA
Situada a poucos quilómetros de Alenquer, esta igreja é, talvez, uma das mais belas do Concelho.
Santa Quitéria surge-nos assim, como um perfeito modelo e exemplo da arquitectura neo-clássica, com raízes nos trabalhos do convento de Mafra e uma notória aproximação estilística da Basílica da Estrela e da de Santo António da Sé, suas contemporâneas.
Foi mandada edificar pela confraria de Santa Quitéria de Meca, na altura uma das mais ricas e poderosas de Portugal, e sob a protecção régia de D.ª Maria I. A construção da igreja estava terminada nos últimos anos do século XVIII - a data de 1799, inscrita sobre uma janela lateral do edifício, dá-nos essa informação.
ORAÇÃO A SANTA QUITÉRIA
“Meu Deus e meu Jesus
é chegado o feliz dia
em que tendes prometido
a esta vossa humilde serva
dar entrada na Santa Glória;
rogo-Vos, meu Senhor,
que aceiteis por grato sacrifício
o sangue e a vida que hoje
pela confissão do Vosso Santíssimo
nome Vos ofereço,
para que minha alma,
com maior glória,
apareça diante da Vossa
Divina Presença.”