Skip to content

Passeio Pelo SARZEDO Multi-Cache

This cache has been archived.
Hidden : 03/18/2014
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Passeio pelo SARZEDO

A Multicache: Possibilidade de fazer o percurso a pé (tempo máximo de 1h e 30m), estacionamento na zona do ponto inicial ou fazer com a viatura.


O Sarzedo, tem muitos pontos de interesse, esta multicache, pretende que quem a vem fazer, faça um pequeno passeio pelo centro da Aldeia, conhecendo alguns locais. A povoação por brincadeira, tem tido ao longo dos anos, várias alcunhas, tais como: TILIFONE; ELIVADOR OU INTERNET.

Dica para o ponto Inicial: Para activar qualquer dos aparelhos que ao longo dos anos o Sarzedo teve por alcunhas e necessário carregar no…

Nos pontos intermédios, ter em atenção, copiar as coordenadas e deixar tudo como estava.

Orago: S. João Baptista População: 738 habitantes

Actividades económicas:

Agricultura, pecuária, avi­cultura, apicultura, indús­tria têxtil e construção civil

Festas e romarias: S. Bento e S. João Baptista (último fim-de-semana de Agosto), romarias em Casal de Sarzedo (1." fim-de-semana de Agosto) e de Gandra Chã (2." fim-de-semana de Setembro)

Património cultural e edificado: Igreja matriz, Casa das Cruzes e cruzeiro

Outros locais de interesse turístico: Mira­douros do Canto e da Costa da Brulha, praia fluvial e margens do Alva

Gastronomia: Chanfana, cabrito assado, tigeladas e truta

Artesanato: Ferraria e tanoaria

Coletividades: União Recr. Sarzedense, Rancho Folclórico Flores do Alva, comissões de melhoramentos da Malhadinha, Gândara Chã, Barreiros e Casal de Sarzedo

                                                     

A freguesia de Sarzedo, actualmente incluída no concelho de Arganil, pertencia ao Curato do Vigário de Arganil e à respectiva Colegiada. Tal como o próprio topónimo, a área correspondente à actual freguesia não só indica a respectiva antiguidade pela clara derivação do termo latino ceresia (cereja), portanto anterior ao século XII, mas informa-nos também que este tipo de árvore de fruto deveria ser predominante, a ponto de estar na origem do respectivo nome. Foi desde sempre uma terra de rica agricultura e também de pecuária tradicional, a que os moradores acrescentavam as pescarias do rio Alva, principalmente trutas e barbos vogas que o rio regalava em quase todo o seu curso.

A povoação tem um casario típico, entremeado pela margem do rio que corre entre salgueiros e amieiros. É um local aprazivel, onde ainda há pouco tempo se podiam observar as encantad orai rodas e cegonhas, com que os agricultores retiravam a águapara a rega dos campos.

A igreja matriz data do século XVIII (segunda metade. Tem uma boa silharia em granito de Santa Ovaia. a condizer com a utilização do grés da região. O retábulo principal é obra de talha, também dessa época e deve ser proveniente dum convento da região. Num dos altares colaterais, admire-se uma bela estátua da Virgem com o Menino. É um calcário bem esculpido. Datará do século XV. Autores há, que atribuem esta bela imagem à Escola Conimbricense de Mestre Afonso. A pia baptismal é em granito eapresenta a copa ornada de forma vegetalista (grandes folhas). É do século XVIII.

Admire-se também o sítio chamado das Cruzes, com um precioso cruzeiro no adio da igreja paroquial. Foi aqui. desde sempre, o centro cívico desta população.

Em dias de festa e descanso, pelo São Bento ou pelo S. João Baptista nos finais de Agosto a freguesia anima-se. engalanada para receber quantos a visitam. Por Agosto também, mas na primeira semana, uma outra romaria a Casal de Sarzedo, serve a todos, para momentos de convívio que se estendem pelos miradouros (do Canto e da Costa da Brulha) ou pelo confortável Parque de Campismo, ali junto á praia fluvial de Valeiro de Barco. Então é o rio Alva quem prende as atenções, ele que vai fornecendo as saborosas trutas e outros peixes do rio, com que se preparam os bons petiscos de Sarzedo. E quando não é o Alva com os seus peixes, são os campos com os seus cabritos de leite (ou as suas mães), a proporcionarem, os primeiros, um apetitoso assado no forno e os segundos uma espantosa chanfana que pode bem com as melhores da região. A acompanhar, uma boa refeição de bacalhau também assado com batatas, não falta nunca um doce simples que aqui chamam de tigeladas. E o bom vinho criado petas encostas do Alva. E tudo isto se conserva e preserva, graças aos esforços continuados e dinâmicos das suas Associações Recreativas e Culturais, vocacionadas como comissões de melhoramentos na freguesia;

Uma palavra final e merecida para o labor do Rancho Folclórico Flores do Alva, a quem se deve uma excelente recolha etnográfica.

Sarzedo é uma freguesia portuguesa do concelho de Arganil, com 11,59 km² de área e 731 habitantes (2001). Densidade: 63,1 hab/km². A sua freguesia é limitada a Sul pela sede de concelho de Arganil, a Norte pela freguesia de Carapinha, concelho de Tábua, a Este pela freguesia de Secarias e a Oeste pela freguesia de São Martinho da Cortiça.

Esta freguesia possuí vários locais de interesse como uma Igreja Matriz, um Parque de Campismo e uma praia fluvial existente no Rio Alva, bem como um Miradouro com uma excelente paisagem.

Curiosidade - No Sarzedo, não só a localidade tem alcunhas, os Sarzedenses tem muitas alcunhas tais como: Papas; Bispos, Cristos, Jesus; Tanganhos; Mesinhas; Canoilos; Bigodes; Chiquita; Viro-Gaio; Loureiros; Mijangras; Chiquita; Cabra; Páscoa e muitos mais.

Trata-se de um container pequeno, contém logbook é necessário levar material de escrita. 

Esta é uma zona com muitos mugles por isso pede-se para serem discretos. A cache esta a vista por isso basta olhar bem e não necessita de muitos movimentos.

Possiblidade de troca de objectos
Boas caches :)

Ponto 1: Carrega no... Ponto 2: Quantos Pilares? (A) Ponto 3: Quantos azulejos ocupa a quadra? Ultimo digito (E) Ponto 4: Quantos maquinas de lavar!? (B) Ponto 5: Qual a data da construção do Lago? Ultimo digito (C) Ponto 6: Qual a data da inauguração do Parque Infantil? primeiro digito do dia da inauguração (D) Coordenada Final: N 4(E)º (Ax2) 4(E)(B:2) W 008º 04 (D) (Cx3) Em caso de dificuldade, a coordenada final também se encontra fisicamente no no ponto (6)

Additional Hints (Decrypt)

Cbagb 1: Pneertn ab ... Cbagb 2: Dhnagbf cvynerf? (N) Cbagb 3: Dhnagbf nmhyrwbf bphcn n dhnqen? hygvzb qvtvgb. (R) Cbagb 4: Dhnagnf Zndhvanf qr ynine fãb? (O) Cbagb 5: Qngn qn Pbafgehçãb qb Yntb? Hygvzb qvtvgb (P) Cbagb 6: Qngn qn Vanhthençãb qb Cnedhr Vasnagvy? Cevzrveb qvtvgb. (Q) Cbagb 7: Aãb svdhrf ryrpgevsvpnqb!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)