O Sarzedo, tem muitos pontos de interesse, esta multicache, pretende que quem a vem fazer, faça um pequeno passeio pelo centro da Aldeia, conhecendo alguns locais. A povoação por brincadeira, tem tido ao longo dos anos, várias alcunhas, tais como: TILIFONE; ELIVADOR OU INTERNET.
Dica para o ponto Inicial: Para activar qualquer dos aparelhos que ao longo dos anos o Sarzedo teve por alcunhas e necessário carregar no…
Nos pontos intermédios, ter em atenção, copiar as coordenadas e deixar tudo como estava.
Orago: S. João Baptista População: 738 habitantes
Actividades económicas:
Agricultura, pecuária, avicultura, apicultura, indústria têxtil e construção civil
Festas e romarias: S. Bento e S. João Baptista (último fim-de-semana de Agosto), romarias em Casal de Sarzedo (1." fim-de-semana de Agosto) e de Gandra Chã (2." fim-de-semana de Setembro)
Património cultural e edificado: Igreja matriz, Casa das Cruzes e cruzeiro
Outros locais de interesse turístico: Miradouros do Canto e da Costa da Brulha, praia fluvial e margens do Alva
Gastronomia: Chanfana, cabrito assado, tigeladas e truta
Artesanato: Ferraria e tanoaria
Coletividades: União Recr. Sarzedense, Rancho Folclórico Flores do Alva, comissões de melhoramentos da Malhadinha, Gândara Chã, Barreiros e Casal de Sarzedo

A freguesia de Sarzedo, actualmente incluída no concelho de Arganil, pertencia ao Curato do Vigário de Arganil e à respectiva Colegiada. Tal como o próprio topónimo, a área correspondente à actual freguesia não só indica a respectiva antiguidade pela clara derivação do termo latino ceresia (cereja), portanto anterior ao século XII, mas informa-nos também que este tipo de árvore de fruto deveria ser predominante, a ponto de estar na origem do respectivo nome. Foi desde sempre uma terra de rica agricultura e também de pecuária tradicional, a que os moradores acrescentavam as pescarias do rio Alva, principalmente trutas e barbos vogas que o rio regalava em quase todo o seu curso.
A povoação tem um casario típico, entremeado pela margem do rio que corre entre salgueiros e amieiros. É um local aprazivel, onde ainda há pouco tempo se podiam observar as encantad orai rodas e cegonhas, com que os agricultores retiravam a águapara a rega dos campos.
A igreja matriz data do século XVIII (segunda metade. Tem uma boa silharia em granito de Santa Ovaia. a condizer com a utilização do grés da região. O retábulo principal é obra de talha, também dessa época e deve ser proveniente dum convento da região. Num dos altares colaterais, admire-se uma bela estátua da Virgem com o Menino. É um calcário bem esculpido. Datará do século XV. Autores há, que atribuem esta bela imagem à Escola Conimbricense de Mestre Afonso. A pia baptismal é em granito eapresenta a copa ornada de forma vegetalista (grandes folhas). É do século XVIII.
Admire-se também o sítio chamado das Cruzes, com um precioso cruzeiro no adio da igreja paroquial. Foi aqui. desde sempre, o centro cívico desta população.
Em dias de festa e descanso, pelo São Bento ou pelo S. João Baptista nos finais de Agosto a freguesia anima-se. engalanada para receber quantos a visitam. Por Agosto também, mas na primeira semana, uma outra romaria a Casal de Sarzedo, serve a todos, para momentos de convívio que se estendem pelos miradouros (do Canto e da Costa da Brulha) ou pelo confortável Parque de Campismo, ali junto á praia fluvial de Valeiro de Barco. Então é o rio Alva quem prende as atenções, ele que vai fornecendo as saborosas trutas e outros peixes do rio, com que se preparam os bons petiscos de Sarzedo. E quando não é o Alva com os seus peixes, são os campos com os seus cabritos de leite (ou as suas mães), a proporcionarem, os primeiros, um apetitoso assado no forno e os segundos uma espantosa chanfana que pode bem com as melhores da região. A acompanhar, uma boa refeição de bacalhau também assado com batatas, não falta nunca um doce simples que aqui chamam de tigeladas. E o bom vinho criado petas encostas do Alva. E tudo isto se conserva e preserva, graças aos esforços continuados e dinâmicos das suas Associações Recreativas e Culturais, vocacionadas como comissões de melhoramentos na freguesia;
Uma palavra final e merecida para o labor do Rancho Folclórico Flores do Alva, a quem se deve uma excelente recolha etnográfica.
Sarzedo é uma freguesia portuguesa do concelho de Arganil, com 11,59 km² de área e 731 habitantes (2001). Densidade: 63,1 hab/km². A sua freguesia é limitada a Sul pela sede de concelho de Arganil, a Norte pela freguesia de Carapinha, concelho de Tábua, a Este pela freguesia de Secarias e a Oeste pela freguesia de São Martinho da Cortiça.
Esta freguesia possuí vários locais de interesse como uma Igreja Matriz, um Parque de Campismo e uma praia fluvial existente no Rio Alva, bem como um Miradouro com uma excelente paisagem.

Curiosidade - No Sarzedo, não só a localidade tem alcunhas, os Sarzedenses tem muitas alcunhas tais como: Papas; Bispos, Cristos, Jesus; Tanganhos; Mesinhas; Canoilos; Bigodes; Chiquita; Viro-Gaio; Loureiros; Mijangras; Chiquita; Cabra; Páscoa e muitos mais.
Trata-se de um container pequeno, contém logbook é necessário levar material de escrita.
Esta é uma zona com muitos mugles por isso pede-se para serem discretos. A cache esta a vista por isso basta olhar bem e não necessita de muitos movimentos.
Possiblidade de troca de objectos
Boas caches :)
Ponto 1: Carrega no... Ponto 2: Quantos Pilares? (A) Ponto 3: Quantos azulejos ocupa a quadra? Ultimo digito (E) Ponto 4: Quantos maquinas de lavar!? (B) Ponto 5: Qual a data da construção do Lago? Ultimo digito (C) Ponto 6: Qual a data da inauguração do Parque Infantil? primeiro digito do dia da inauguração (D) Coordenada Final: N 4(E)º (Ax2) 4(E)(B:2) W 008º 04 (D) (Cx3) Em caso de dificuldade, a coordenada final também se encontra fisicamente no no ponto (6)