Skip to content

"Bicha Pintada" [Vila de Rei] EarthCache

Hidden : 03/22/2014
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Flag Counter




PT

Para registares esta EarthCache como encontrada, tens de realizar obrigatoriamente as seguintes tarefas (A, B e C):

Tarefa A - Visitar o local das coordenadas publicadas;

Tarefa B - Enviar para o dono da EarthCache as respostas correctas às questões apresentadas abaixo;

Tarefa C - Publicar no registo de encontrada uma fotografia tirada no local e na qual seja visível o geocacher ou algo que o identifique (por exemplo o nome de geocacher escrito num papel).


Com o apoio do texto e imagens/diagramas da página desta EarthCache responde às seguintes questões:

1 - Qual é a idade estimada deste icnofóssil?

2 - Qual é a Era e o Período deste icnofóssil?

3 - Qual é a largura média do sulco do icnofóssil?

4 - Qual é a profundidade média do sulco do icnofóssil?

5 - Qual é o comprimento aproximado do sulco visível do icnofóssil?

6 - Estime o ângulo de inclinação
(em graus) da rocha onde está inserido este icnofóssil?

Depois de enviares as respostas ao dono da EarthCache, podes efectuar o registo de encontrada e carregar a fotografia requerida neste registo.

Se as respostas não forem recebidas (ou estiverem incorrectas) e não existir fotografia publicada no registo de encontrada, este será apagado sem aviso prévio.

Nota: Vais necessitar de uma fita métrica ou outro instrumento de medição.




"Bicha Pintada"







Introdução


Habitualmente quando falamos de fósseis referimo-nos às partes dos organismos que ficam preservados nas rochas, normalmente as partes duras tais como as conchas, ossos, escamas, caules, folhas, etc.
Existem também fósseis que não passam de registos da actividade dos seres vivos no passado que se denominam de icnofósseis.
Os icnofósseis (do grego “ichnos”, impressões) são registos da actividade dos seres vivos no passado como por exemplo, pegadas, trilhos, marcas de actividade locomotora, rastros de nutrição, gastrólitos, etc.



O que podes aprender com esta EarthCache?


Datação Relativa


Os fósseis são provas evidentes da existência de um organismo há milhares de anos, documentam mudanças evolutivas e permitem a datação geológica.
A datação é a determinação da idade de um objecto, fenómeno natural ou uma série de eventos.
Existem dois tipos básicos de metodologia de datação: a relativa e a absoluta.
Através do método de datação relativa, os objectos ou eventos são apenas ordenados numa escala temporal de “antes e depois” ou “mais antigo e mais recente”, não permitindo estabelecer a duração real dos acontecimentos.
No método de datação absoluta ou cronométrica, é determinada a idade numérica de um objecto ou evento em anos.



Os princípios usados na datação relativa das rochas são:
- Princípio da Sobreposição;
- Princípio da Intersecção ou corte;
- Princípio da Inclusão;
- Princípio da Identidade Paleontológica.

Um dos princípios usados na datação relativa das rochas é o Princípio da Identidade Paleontológica.
Este princípio estabelece que os estratos com o mesmo conteúdo fossilífero apresentam a mesma identidade e tiveram a sua origem em ambientes semelhantes, assim como, os estratos pertencentes a colunas estratigráficas diferentes que possuam conjuntos de fósseis semelhantes têm a mesma idade relativa.

Fóssil Indicador


Nem todos os fósseis podem ser usados na datação dos estratos. Os mais usados na biostratigrafia são os fósseis indicadores também conhecidos por indicadores biostratigráficos. Estes fósseis caracterizam-se por apresentarem uma distribuição limitada no tempo, uma ampla distribuição geográfica e serem abundantes nos estratos. Assim, a presença destes fósseis permite aos investigadores determinar com maior facilidade a idade das rochas e comparar amostras de diferentes locais do globo.

Em estratigrafia, um fóssil indicador é um fóssil característico de um grupo taxonómico, geralmente género ou espécie, utilizado para a definição de biozonas na datação relativa de formações geológicas. Nem todos os grupos de animais ou plantas que existiram ao longo do registo geológico apresentam características que permitem o seu uso como fóssil indicador, para isso, o grupo tem que obedecer obrigatoriamente a um conjunto de pré-requisitos:

1 - Curto período de duração – um grupo só é característico de uma dada época geológica se tiver extensão estratigráfica restrita, isto é, se o intervalo entre o seu aparecimento e extinção for curto. Por exemplo, a Lingula é um género de braquiópode que existe quase imutável desde o Câmbrico e como tal inútil como fóssil indicador. Por outro lado, os arqueociatos surgiram, atingiram o pico de biodiversidade e extinguiram-se no intervalo Câmbrico inferior – Câmbrico médio, sendo por isso bastante úteis para este fim.

2 - Ampla distribuição geográfica – de forma a poderem ser encontrados em diversos locais e permitirem comparações e correlações entre formações geológicas distantes. Se um determinado grupo obedece à condição 1 mas tem distribuição reduzida, não há como provar que é de facto representativo. Da mesma forma um grupo com distribuição local terá um interesse limitado.

3 – Capacidade de reprodução – se a população de um grupo for elevada, aumentam as probabilidades dos seus fósseis ocorrerem no registo geológico com a frequência desejada. Esta é a condição que impede que a quase totalidade dos grupos de vertebrados seja inútil para este fim: por muitos dinossauros que tenham existido, a sua quantidade não se compara, por exemplo, às centenas de foraminíferos que podem ocorrer numa amostra de alguns gramas.

Devido à importância dos fósseis na datação das rochas, os cientistas criaram escalas de tempo geológicos em que os limites entre os diferentes períodos estão associados a alterações muito importantes no registo fóssil. Estas variações devem-se à ocorrência de extinções e à evolução rápida das espécies que originaram novas comunidades científicas.


Na próxima figura, associados à escala temporal geológica, estão exemplos de fósseis indicadores.
Estas formas de vida existiram durante períodos limitados de tempo geológico e, são utilizados para a datação relativa das rochas em que estão preservados:


As trilobites são um excelente fóssil indicador para as rochas da Era do Paleozóico.
As trilobites viveram em todas as partes do oceano e foram evoluindo constantemente, surgindo novas espécies durante toda a sua existência, que durou desde o Período Cambriano Médio até o final do Período Permiano, portanto, quase durante toda a duração do Paleozóico.




O que vais encontrar neste sítio?


A “Bicha Pintada” é um icnofóssil e simultaneamente um fóssil indicador que está localizado na margem direita da Ribeira de Codes na zona do Penedo Furado. O fóssil está inserido no topo de uma camada de quartzito cinzento-escuro, com 30 cm de espessura. É formado por um sulco de espessura variável com contorno rectangular e limites laterais regulares, meandriforme e sinuoso. Este tipo de estrutura é interpretado como tendo sulcos produzidos pela actividade de alimentação e deslocação de trilobites num fundo arenoso.
Devido essencialmente à sua forma sinuosa e serpentiforme, foram criadas lendas e mitos que tornaram o Penedo Furado num dos locais mais místicos da região. Mitos, contos e lendas que o povo foi passando de geração em geração, fazem também parte da história do Penedo Furado e deixam a imaginação popular aliar-se a toda a beleza do espaço envolvente.

Espero que gostes de visitar e explorar este local.


Boa EarthCachada!




Termos e definições:

Estrato - Camadas sucessivas de rochas sedimentares.
Estratigrafia - É o ramo da Geologia que se dedica ao estudo e interpretação da composição, natureza, génese e distribuição no espaço e no tempo das rochas ou estratos, procurando determinar os seus ambientes, processos de formação, ausências de deposição, fases de erosão, etc.
Biostratigrafia - Ramo da estratigrafia que permite correlacionar e fazer a datação relativa das rochas através do estudo dos fósseis nelas contidas.
Biozona - Conjunto de estratos definidos e caracterizados com base nos fósseis que possuem.


 
A maneira mais interessante para aprender sobre a Terra e os seus processos é através de experiências ao ar livre e, contactando directamente com os seus fenómenos. Visitar uma “EarthCache” é uma actividade ao ar livre agradável para toda a família. Uma “EarthCache” é um local especial que as pessoas podem visitar, para aprender sobre um fenómeno geológico e ou características raras do nosso Planeta. As páginas das “EarthCaches” contêm dados educacionais e as coordenadas do local a visitar. Os visitantes das “EarthCaches” podem observar os processos geológicos que transformaram a Terra, como administramos os recursos e, como os cientistas reúnem dados para aprenderem mais sobre o Planeta que habitamos.
Para saberes mais: http://www.earthcache.org/




EN

In order to claim the found on this EarthCache, you must perform the following tasks (A, B and C):

Task A - Visit the location of the posted coordinates;

Task B - Send to the EarthCache owner the correct answers to the questions presented below;


Task C - Post in the found log a photograph taken at the spot and in which the geocacher is visible or something that identifies him (for example the nickname written on a paper).


With the support of the text and images/diagrams of this EarthCache page answer to the following questions:

1 - What is the estimated age of this trace fossil?


2 - What is the Era and the Period of this trace fossil?

3 - What is the average width of the groove of this trace fossil?

4 - What is the average depth of the groove of this trace fossil?

5 - What is the approximate length of the visible groove of this trace fossil?

6 - Estimate the inclination angle (in degrees) of the rock where this trace fossil is inserted?

After you send the answers to the EarthCache owner, you may log the found and upload the required photograph in this log.

If the answers are not received (or are incorrect) and there is no photograph posted in the found log, it will be deleted without notice.

Note: You will need a measuring device such as ruler or a tape measure.



"Bicha Pintada"





Introduction


Usually, you think of a fossil as something living that has been turned to stone. However, you can get a fossil impression.
There are also fossils that are merely records the activity of living beings in the past, to these we give the name of trace fossils or ichnofossils.
Trace fossils, also called ichnofossils (from Greek “ikhnos”, trace, track), are geological records of biological activity.
Trace fossils may be impressions made on the substrate by an organism: for example, burrows, borings (bioerosion), urolites (erosion caused by evacuation of liquid wastes), feeding marks, root cavities and footprints.
The term in its broadest sense also includes the remains of other organic material produced by an organism, for example coprolites (fossilized droppings) or chemical markers, or sedimentological structures produced by biological means, for example, stromatolites.


What can you learn from this EarthCache?


Index Fossils


Index fossils (also known as guide fossils, indicator fossils or zone fossils) are fossils used to define and identify geologic periods (or faunal stages).
Index fossils help geologists to find the relative age of a rock layer and match it up with other rock layers.
They work on the premise that, although different sediments may look different depending on the conditions under which they were laid down, they may include the remains of the same species of fossil. If the species concerned were short-lived (in geological terms, lasting a few hundred thousand years), then it is certain that the sediments in question were deposited within that narrow time period. The shorter the lifespan of a species, the more precisely different sediments can be correlated, and so rapidly evolving types of fossils are particularly valuable.
The best index fossils are common, easy-to-identify at species level, and have a broad distribution - otherwise the likelihood of finding and recognizing one in the two sediments is minor. Trilobites fit these demands well, and are fossils that have been widely used as index fossils.

In the next figure keyed to the relative time scale are examples of index fossils, the forms of life which existed during limited periods of geologic time and thus are used as guides to the age of the rocks in which they are preserved:


Trilobites are a very good index fossil for Paleozoic rocks.
Trilobites lived in all parts of the ocean and were constantly evolving new species during their existence, which lasted from Middle Cambrian time to the end of the Permian Period, almost the entire length of the Paleozoic.



Index Fossils and Relative Dating


Fossils are important for working out the relative ages of sedimentary rocks. Throughout the history of life, different organisms have appeared, flourished and become extinct. Geologists have studied the order in which fossils appeared and disappeared through time and rocks. This study use fossils to work out the relative order of rock strata and is called biostratigraphy.
The principle of faunal succession states that different fossil species always appear and disappear in the same order, and that once a fossil species goes extinct, it disappears and cannot reappear in younger rocks. The principle of faunal succession allows scientists to use the fossils to understand the relative age of rocks and fossils. Fossils occur for a distinct, limited interval of time.
Due to their rapid evolution and widespread distribution, trilobites are used by geologists and paleontologists for biostratigraphy.
Using trilobites it has thus been possible to divide the Paleozoic into numerous “biozones”, each of which corresponds to a period of time in which was present one or more characteristic species.
Because of the trilobites’ wide diffusion such zones can be correlated across wide areas with a considerable accuracy.
Relative dating methods are used to describe a sequence of events. These methods use the principles of stratigraphy to place events recorded in rocks from oldest to youngest. Relative dating does not provide actual numerical dates for the rocks.
Index Fossils are useful tools for understanding the relative ages of rocks because each fossil species reflects a unique period of time in Earth's history. Careful examination of the trilobite fossils in rocks helps geologists determine the relative ages of the rocks that they occur in.



What will you find at this site?


The "Bicha Pintada" is a trace fossil and simultaneously an index fossil located on the right bank of the Ribeira de Codes at Penedo Furado zone. This fossil is inserted on top of a layer of dark gray quartzite with 30 cm thick. It is formed by a groove of variable thickness with a rectangular outline and regular, meandriforme and sinuous lateral boundaries. This type of structure is interpreted as grooves produced by the feeding activity of trilobites and displacement in a sandy bottom.
Due mainly to its sinuous serpentine, successive legends, myths and tales of popular knowledge were created. The Penedo Furado is one of the most mystical places in the region. Myths, tales and legends that the people were passed from generation to generation, are also part of the history of Penedo Furado and leave the popular imagination ally with all the beauty of the surrounding area.

I hope you enjoy visiting and exploring this site.


Happy EarthCaching!



Terms & Definitions:

Strata (singular: stratum) - Distinct layers of sediment that accumulated at the earth's surface.
Stratigraphy - The study of strata and their relationships.
Biostratigraphy - The use of fossils to work out the relative order of rock strata.
Biozone - (or Biostratigraphic units)  are intervals of geological strata that are defined on the basis of their characteristic fossil taxa.


Fontes / Sources:

http://en.wikipedia.org/wiki/Trilobite

http://www.trilobites.info/trace.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Index_fossils
http://www.trilobites.info/biostratigraphy.htm
http://www.cm-viladerei.pt/index.php?module=DisplayArtigo&ID=58
http://geology.about.com/od/glossaryofgeology/g/Index-Fossils.htm
http://www.sciencelearn.org.nz/Contexts/Dating-the-Past/Science-Ideas-and-Concepts/Relative-dating



The most exciting way to learn about the Earth and its processes is to get into the outdoors and experience it first-hand. Visiting an EarthCache is a great outdoor activity the whole family can enjoy. An EarthCache is a special place that people can visit to learn about a unique geoscience feature or aspect of our Earth. EarthCaches include a set of educational notes and the details about where to find the location (latitude and longitude). Visitors to EarthCaches can see how our planet has been shaped by geological processes, how we manage the resources and how scientists gather evidence to learn about the Earth.
To find out more: http://www.earthcache.org/

I have earned GSA's highest level:



Additional Hints (Decrypt)

[PT] É arprffáevn hzn svgn zégevpn bh bhgeb vafgehzragb qr zrqvçãb.

[EN] Lbh jvyy arrq n zrnfhevat qrivpr fhpu nf n gncr zrnfher.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)