Fonte do Rei
Historial
A actual Vila de Maceira, já habitada na época romana, voltou a sê-lo pelo menos desde o primeiro século da nacionalidade portuguesa. Em documento de 1211, já é mencionada uma ermida dedicada a "Sancta Maria de Macenaria" (Santa Maria de Maceira) no local onde hoje se encontra a Igreja Paroquial.
Nas proximidades desta ermida, existiu um reguengo (propriedade régia), documentada no ano de 1264 e uma quinta, denominada "Quinta de Maceira", doada em 1293 pelo Cónego Vasco Domingues à Sé de Coimbra.
A Quinta de Maceira e todo o vale que se estende até à Freguesia da Batalha, eram irrigados pela Ribeira de Maceira que "nasce da Fonte do Rei de entre penedos", "com a grande abundancia", fonte que, segundo uma formosa lenda, brotou de improviso, quando o Rei para se dessedentar e aos cavaleiros que o acompanhavam, mandou ao seu cavalo que ferisse a rocha.
A Ribeira é engrossada pela água de uma outra fonte que brota debaixo da Ermida de Nossa Senhora da Barroquinha, um sítio aprazível que fica junto da igreja paroquial e vai desaguar no Rio Lena, afluente do Lis.
Cache
Em tempos ouve aqui uma outra cache ja a bastante tempo desactiva, sendo eu residente desta fantástica terra, e conhecedor desta fonte optei por voltar a colocar um cache aqui para que todos vocês possam desfrutar do meio ambiente envolvente.
Tenham a atenção ao muggle que ali habita perto e aos seus fieis amigos que por ali andam soltos.
A cache e de fácil acesso basta seguir a dica, devido a vegetação poderá haver um ligeiro erro de gps. Cache só contém logbook levem material de escrita, não precisão danificar nada basta seguir a dica, podem também fazer troca de tesourinhos não deixem a cache sem nada vão trocando. Por favor deixa o carro no waypoint e façam o resto a pé.