Esta multi-cache (de contas simples e feitas em modo drive-in) dá a conhecer a povoação de Pereiras (freguesia de Pinheiro), uma das mais antigas do concelho. Sabe-se que foi propriedade de cavaleiros fidalgos por avoenga (herança de avós). Por altura das Inquirições de D. Dinis (1258), já estava na posse do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, por doação.
1.ª Paragem - Na coordenada inicial, estão perante uma fonte em cantaria de granito, construída durante o Estado Novo, no âmbito da campanha de Melhoramentos Rurais. No ano de construção da mesma, deverão retirar o valor A – ano 194(A). Ainda na rua principal (Estrada Municipal 617), podemos observar a “Casa de Pereiras”, da família Campos de Melo. Uma das casas mais antigas e importantes da freguesia, que possui capela particular, dedicada a N.ª Sr.ª de Lurdes, e que esteve até à duas décadas, ao serviço das populações da zona. Ainda na mesma rua, pode observar-se uma cruz em cima de um muro, que atesta a existência de uma antiga capela dedicada a S. João, construída em 1765, na “Casa dos Fernandes».
2.ª Paragem – Na coordenada do waypoint 1, estão perante o edifício abandonado da Casa de Habitação do Professor e Cantina Escolar de Pereiras. Esta obra foi co-financiada por Mário Campos de Melo, oriundo da “Casa de Pereiras”, que também doou o terreno para a construção. A população agradeceu aos beneméritos, com placa colocada na parede, a quando da inauguração. Na placa, retirar o valor B – ano 196(B).
3.ª Paragem – Deverão estacionar o cachemobile junto à Igreja de N.ª Sr.ª de Lurdes de Pereiras; um edifício atual, altaneiro e vistoso, que nasceu fruto de uma comissão que meteu mão à obra e que contou com a colaboração de toda a freguesia, que aderiu entusiasticamente, contribuindo com dinheiro e materiais diversos. Na placa a alusiva, deverão retirar o valor C – benzida em 2(C)-3-1994.
Depois de feitas as contas, deverão rumar a pé até às coordenadas finais, por um trilho florestal com declive acentuado, cerca de 100 metros. Lá vão encontrar o Vértice Geodésico da Ladeira da Santa (VG de 3.ª ordem), que se encontra a 524 metros de altitude. Infelizmente, a floresta de pinheiros circundante tapa a vista em volta do VG.
|