Skip to content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
<

AZGT- ROMEIROS DA GRACIOSA - AÇORES (GUADALUPE)

Hidden : 05/05/2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


ROMEIROS DA GRACIOSA - AÇORES  PT3

IGREJA DO GUADALUPE

 

Português



Romarias Quaresmais da Ilha Graciosa

    
   

    Por altura da Quaresma, existe um Grupo de Homens que se junta e parte de uma das Paróquias da ilha Branca para uma peregrinação, à volta da ilha da Graciosa, rezando por si e pelos outros.... Enfim, rezando por todo o Mundo.... Na realidade estes Ranchos de Romeiros, formados por Homend de Fé, "põem" toda a ilha ( e também várias outras ilhas) a rezar. Os Ranchos são constituídos por Homens de todas as idades, profissões e classes sociais, que se tratam por "Irmãos" e que agem entre eles como Irmãos de facto.
       Nos meses antes da Romaria, estes grupos de Homens reunem-se várias vezes por semana, para preparar a sua Romaria.
      A Romaria, na Graciosa, tem uma duração de dois dias (numa das semanas da Quaresma), caminhando os Romeiros todo o dia, rezando e cantando. A partida diária, antes do amanhecer, ocorre muito cedo (dependendo do dia), por volta das quatro/cinco da manhã e termina, muitas vezes, já noite escuro, por volta das dezoito/dezanove horas (ou mais tarde, quando necessário...).

                                                              

Oração, penitência e partilha. Sem tempo, nem lugar!

     Há 14 anos que a Graciosa também cumpre a sua romaria, à semelhança da tradição secular micaelense.

   Foi no ano 2000 que o mestre António "Tabico" e o seu Rancho de Toronto implantaram as romarias na ilha branca. Na altura, juntaram-se apenas 3 graciosenses. A fé ou simplesmente a curiosidade foi aumentando o rancho que este ano atingiu a participação record de 56 irmãos romeiros.

    Esta romaria tem apenas uma particularidade que a distingue das outras ilhas. Exige menor sacrifício, porque faz-se em 2 dias, dada a dimensão da ilha. Mas, não deixa de ter um grande significado mesmo para os que participam pela primeira vez.

   Aquando dum convite feito por este grupo a um Luso-Canadiano residente na ilha Graciosa, convite que foi aceite com a condição de se vir fazer uma Romaria na Graciosa, nasciam assim os Romeiros na Ilha Graciosa. Durante muitos anos a organização das Romarias teve a ajuda do grupo canadiano, tendo depois passado a ter o apoio do pároco da freguesia do Guadalupe e da Luz, continuando assim a tradição. A Romaria na Graciosa, é normalmente composta por 40 a 50 elementos, sendo que a volta à ilha demora dois dias. As Romarias têm os apoios das entidades das freguesias por onde passam, seja no fornecimento de refeições ou no alojamento.

   A XIV Romaria da Graciosa realizou-se nos dias 27 e 28 de março de modo a contar com o padre Dinis Silveira que estuda no Vaticano.  Em 2014, a XY Romaria da Graciosa realizou-se de 15 a 16 de abril.

                                    IGREJA DE GUADALUPE

                                          
 

   A primitiva igreja desta freguesia foi fundada no século XVII pelo capitão Domingos Pires da Covilhã. De pequenas dimensões, foi decidida a construção de um novo templo, mais amplo, e em local acessível.1

   Autorizada a obra em 1713, os caboucos começaram a abrir-se no dia 15 de maio, tendo a primeira pedra sido colocada e benzida no dia 22. No dia 1 de setembro de 1754começaram as obras do corpo da igreja. No dia 1 de agosto de 1756 foi benzida solenemente e, no dia 5, transladaram-se o Santíssimo Sacramento e as demais imagens do antigo templo. As obras foram custeadas pela população da freguesia, sendo grandemente animadas pelo padre João Ávila.2 A grande demora na sua edificação justifica-se pelas crises sísmicas ocorridas no período, com destaque para o grande terramoto de 1717.3

     Foi restaurado em nossos dias por ação do Governo Regional dos Açores ao custo de 42.408 euros, dado o seu valor cultural e uma vez que a paróquia não possuía os meios necessários para o fazer.

    A primeira tentativa foi promovida no ano de 1989, em pouco tempo interrompida devido à extensão dos danos anteriormente causados pelo terramoto 1 de janeiro de 1980 e uma vez que o a verba destinada ao restauro do órgão ter sido consumida nas obras de restauro do templo. A restauração só seria concluída duas décadas depois, em 2010.

A festa do orago realiza-se anualmente no primeiro domingo de agosto.

                                                         
       Registe-se também o facto que também existem, desde há quase cinco séculos Ranchos de Romeiros em S. Miguel e desde há alguns anos, Ranchos de Romeiros na ilha Terceira. Também existem, em S. Miguel, Romarias, de um dia, cujo Rancho é constituído integralmente por Mulheres.
    Existem: na ilha de S. Miguel, actualmente, mais de cinquenta Ranchos de Romeiros. Na Graciosa e na Terceira existe, de momento, sómente um rancho em cada ilha.

    Os Romeiros propõem-se visitar, durante a sua Romaria, o maior número possível de Igrejas, Ermidas e Capelas, especialmente as dedicadas a Nossa Senhora.

      Num Rancho de Romeiros várias "funções", nomeadamente:

    -  MESTRE - responsável pelo Rancho
    -  CONTRA-MESTRE - principal ajudante e substituto do Mestre
    -  GUIAS - são dois e têm por missão conduzir o rancho pelos caminhos e veredas
                     tradicionais, "impondo" o ritmo da caminhada evelando pelo cumprimento
                     dos horários
    -  PROCURADOR DAS ALMAS - romeiro que recebe e contabiliza os pedidos de orações
                     das pessoas que se dirigem ao Rancho
    -  LEMBRADOR DAS ALMAS - romeiro responsável pelas salvas, junto aos cemitérios e
                                                       outros lugares ou ocasiões relevantes
   - CRUZADINHA - irmão mais novo (geralmente uma criança ou jovem), que vai à frente
                                do Rancho e que leva a Cruz com Cristo.
    -   DISPENSEIROS - irmãos responsáveis pela alimentação do Rancho e compra de
                                     géneros e outros produtos, que possam ser necessários
     
         Muitos ranchos, principalmente em S. Miguel, também têm irmãos que desempenham outras funções, como:
        GUIA ESPÍRITUAL, TESOUREIRO e AJUDANTES.
                                     

O local onde está a cache é um lugar por onde passa e reza
o Rancho de Romeiros da Graciosa.



A CACHE:


A caixa tem um formato convencional.

Por favor, sejam discretos, não façam logs forçados, nem postem fotos que possam denunciar a cache.

Deixem o contentor tal como o encontraram!

ROMEIROS DA GRACIOSA - AÇORES  PT3

ENGLISH



IGREJA DO GUADALUPE

Lenten pilgrimages of the island of Graciosa

At the time of Lent , there is a group of men who joins and part of one of the Parishes of White Island for a pilgrimage around the island of Graciosa , praying for yourself and others .... Anyway , praying for Worldwide actually .... these ranches Pilgrims formed by Homend of Faith , " put " the whole island (and several other islands ) to pray . The Ranchos are made by men of all ages , professions and social classes , which are treated as " brothers " and that act between them as brothers indeed.
      In the months before the Pilgrimage , these groups of men flock to several times a week to prepare his Pilgrimage .
      The Pilgrimage , Graciosa , lasts two days ( one of the weeks of Lent ) , the Pilgrims walking all day , praying and singing . The daily starting before dawn , occurs very early ( depending on the day ) , around four / five in the morning and ends often already dark night , around eighteen / nineteen hours ( or later if necessary . .. ) .

  
 


 

                          Prayer , penance and sharing . No time nor place!

    14 years ago that Graciosa also fulfills their pilgrimage , like the São Miguel secular tradition.
   It was in 2000 that Antonio " A smoking " and his master Ranch Toronto implanted pilgrimages in white island. At the time , joined only 3 Graciosa . Faith or simply curiosity was increasing the ranch this year reached a record participation of 56 pilgrims brothers .
    This pilgrimage has only one feature that distinguishes it from other islands . Requires less sacrifice, because it is in 2 days , given the size of the island . But not without great significance even for those participating for the first time .
   Information in an invitation for this group to a Portuguese-Canadian resident on the island of Graciosa , invitation was accepted with the condition to come make a Pilgrimage in Graciosa , so the Pilgrims were born in Graciosa Island . For many years the organization of pilgrimages had help from the Canadian group , and then passed to have the support of the pastor of the parish of Guadeloupe and light , thus continuing the tradition . The Pilgrimage in Graciosa , is typically composed of 40 to 50 elements , and around the island takes two days . The Pilgrimages have the support of the authorities of the parishes through which , is the provision of food or accommodation .

   The XIV Pilgrimage Graciosa was held on 27 and 28 March in order to have the Father Dinis Silveira studying at the Vatican .

                                                             IGREJA DO GUADALUPE

                                                


   The early church of this parish was founded in the seventeenth century by Captain Domingos Pires da Covilha . Small , it was decided to build a new temple , broader , and local acessível.1

   Authorized to work in 1713 , the caboucos began to open up in May 15 , the first stone having been laid and blessed on 22 . On 1 September 1754começaram the works of the church body . On August 1, 1756 and was solemnly blessed on 5 , transladaram up the Blessed Sacrament and other images of the ancient temple . The work was funded by the population of the parish , being greatly animated by Fr John Ávila.2 The long delay in its construction is justified by seismic crises in the period , with emphasis on the great earthquake of 1717.3

     It was restored in our day action of the Regional Government of the Azores at a cost of 42,408 euros , given its cultural value and the fact that the parish did not have the necessary means to do so .

    The first attempt was promoted in the year 1989 , in a short time interrupted due to the extent of the damage caused by the earthquake before January 1, 1980 and since the the funding of the restoration of the organ have been consumed in the restoration of the temple . The restoration was completed only two decades later, in 2010 .

The feast of the patron saint is held annually on the first Sunday of August.


 Also noted that there also exist, for almost five centuries Pilgrims in Ranchos de S. Miguel and for some years, Ranchos de Pilgrims on Terceira. Also exist in S. Miguel, Pilgrimages, a day whose ranch is composed entirely of women.
     There are: the island of São Miguel, now over fifty ranches Pilgrims. Graciosa and Terceira exists at present as few as a ranch on each island.
     The Pilgrims intend to visit during his pilgrimage, the largest number of churches, hermitages and chapels, especially dedicated to Our Lady.

       In Ranch Romeiros several "functions", namely:

    - MASTER - responsible for the Ranch
    - VS MASTER - main assistant and substitute Master
    - GUIDES - two and have the task of driving the ranch the roads and footpaths
                     traditional , " imposing " the walking pace evelando for compliance
                     schedules
    - PROSECUTOR OF SOULS - romeiro that receives and records the requests for prayers
                     people attending the Ranch
    - LEMBRADOR SOULS - responsible for the pilgrim saved , along with cemeteries and
                                                       other relevant places or occasions
   - Crossword - younger (usually a child or young ) brother, who goes ahead
                                Rancho and carrying the cross with Christ .
    - Stewards - brothers responsible for the supply and purchase of the Ranch
                                     foodstuffs and other products that may be required
    
         Many ranches , primarily in S. Miguel , have siblings who also performs other functions, such as:
        Spiritual Guide , TREASURER and HELPERS .

  
The place where the cache is a place wherever he goes and prays
the Ranch Pilgrims Graciosa.




THE CACHE:

The box has a conventional format.

Please be discreet, do not do forced logs, or post photos that can report the cache.

Leave the container as you found it!


  

Additional Hints (Decrypt)

An onfr qn rfgághn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.