Forte de São Tiago da Barra
O Forte de Santiago da Barra, também referido como Castelo de Santiago da Barra localiza-se na cidade, concelho e distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Em posição dominante na margem direita da barra do rio Lima, tinha a função de defesa do ancoradouro e povoação de Viana da Foz, atual Viana do Castelo.
O rei Afonso III de Portugal (1248-1279) fundou a vila de Viana, outorgando-lhe Carta de Foral em 1258, posteriormente confirmado em 1262. Visando a defesa e o desenvolvimento daquele trecho do litoral, pelo fomento à atividade mercantil e pesqueira, os seus habitantes foram contemplados com privilégios tributários, com o dever de defender a for do rio Lima.
O perímetro defensivo da nascente vila, no qual se inscrevia a Torre de Mensagem, foi dotado de muralhas: os seus limites são hoje desconhecidos, mas acredita-se que estavam completas em fins do século XIV, quando se transformara em um florescente burgo.
Em meados do século XV, Viana da Foz do Lima constituía-se em um dos grandes portos marítimos do país, mantendo comércio com portos da Galiza, da França e da Flandres. A prosperidade dele decorrente materializou-se no aumento da população e da malha urbana, ultrapassando a primitiva cerca medieval.
Nos dias de hoje no seu interior podemos encontrar o edifício da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, assim como o edifício do Turismo do Porto e norte de Portugal.
O objetivo
O objetivo desta cache é convidar-vos a visitar este forte e por ele dar um passeio pois o espaço é bastante agradável MAS ATENÇAO, o forte apenas está aberto durante o dia e final da tarde. (Das 09:00 as 19:00 talvez sejam as horas mais indicadas para aceder ao interior do forte. Mas pode, eventualmente, estar disponível até mais tarde se estiver a decorrer algum evento nos edifícios do forte)
A cache
A cache trata-se de um container de tamanho pequeno com logbook e lápis para registo, mas é aconselhável levar material de escrita por segurança.
Existe espaço disponível para troca de objetos pequenos e TB's.
POR FAVOR RECOLOQUEM A CACHE DA FORMA COMO A ENCONTRARAM E COM A *TAMPA PARA CIMA* DE FORMA A GARANTIR A DURABILIDADE DA CACHE.
Podem publicar fotos mas não publiquem fotos do "ninho" da cache. Obrigado
Boas cachadas!!