Skip to Content

<

Brejos de Azeitão - Choilo

A cache by dr.gigabyte Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/08/2014
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O professor José Pimentel refere que Brejos de Azeitão começou a ser povoado por alturas de 1835 por gentes vindas do Norte, em particular dos concelhos de Mira e Cantanhede, no entanto, o Padre Manuel Sousa refere nas suas folhas volantes que viu pela primeira vez referência a Brejos num documento de 1703 em que se diz que «no Casal do Brejo mora Pedro Fernandes. De qualquer modo a instalação de gentes nesta zona começou pelo adquirir por aforamento de pedaços de terra onde construíram casas feitas de adobos e se fixaram com a família originando um importante núcleo populacional. Eram gente humilde e pobre (mas trabalhadora) conhecidos também como os Caramelos. Actualmente uma parte pertence à freguesia de São Lourenço e a outra à de São Simão.

Brejos tem quatro zonas correspondentes a quatro grandes propriedades antigas: Casal de Bolinhos (era propriedade dos Cunhas, condes de Povolide, e estava ligada à Quinta da Torre em Oleiros); Vale de Choupos (que era propriedade dos condes da Feira e marqueses de Sabugosa, cuja residência em Azeitão era a Quinta do César em Vila Fresca); Brejos do Clérigo (era um praso do Padre António Pires Brioso, residente em Palhavã, junto a Vila Fresca), e por fim o Choilo ( que era propriedade dos Coelhos Sousas da Quinta Velha e do Calhariz)

 

Fonte: http://www.azeitao.net/aldeias/aldeia/brejos.htm

 

Esta cache pretende dar a conhecer um local bastante agradável dos Brejos de Azeitão, precisamente a Urbanização do Choilo que com muita pena minha foi concebida para ter uma série de equipamentos desportivos, mas que ficaram completamente ao abandono. Esses equipamentos estão situados na ponta sul da urbanização.

Aqui também se situa o quartel de bombeiros.


Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

277 Logged Visits

Found it 260     Didn't find it 5     Write note 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 3     Owner Maintenance 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 20 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.