Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NRio Meão é uma freguesiaportuguesa do concelho de Santa Maria da Feira, com 6,47 km² de área e 4 931 habitantes (2011).
4Densidade: 762,1 hab/km².
0A primeira referência a Rio Meão remonta ao século VIII (773) com a designação de "Riuus Medianus", embora esta não diga respeito à Freguesia, mas apenas ao rio que lhe deu o nome. A freguesia é banhada a nascente e a sul por um pequeno rio ("Riuus Medianus") que corre entre Santa Maria da Feira e Paços de Brandão.
.
5Contudo, em 1220 já se encontrava organizada como Freguesia.
7D. Sancho I doou esta freguesia à Ordem do Hospital, mais tarde conhecida por Ordem da Cruz de Malta. Esta Ordem de carácter religioso-militar teve uma enorme importância nas lutas da Reconquista, na reorganização e no povoamento do território Português.
2S. Tiago é o padroeiro da freguesia e aparece como S. Tiago de Rio Meão nos antigos livros de registos paroquiais.
0A Freguesia possui uma casa brasonada e três grandes casas antigas de tradições: a Casa do Mourão, a Casa da Peredinha e a Casa dos Brandões de Tabuaça de Anta.
8
Água é vida!
WA água é um recurso natural indispensável à vida de todos os seres vivos. Eles usam-na para se alimentarem e até é o habitat de alguns - os peixes.
0Os homens também a utilizam na agricultura, na culinária, na higiene do seu corpo, do vestuário e da casa.
8Desde a antiguidade, o homem utiliza a força da água para mover azenhas e como meio deslocação.
3Mais tarde, com a descoberta da força do vapor de água, passou a haver comboios, barcos e até máquinas industriais movidas pela sua energia.
5Atualmente, nos rios, são construídas barragens que produzem eletricidade, a partir da energia da água em movimento. Espero que, no futuro, todos saibamos proteger este bem tão precioso.
.
9
6
0
A Cache
A cache não se encontra nas coordenadas indicadas e deverão levar material de escrita.
Na selecção encontras a solução.