Mystery Cache

Dharma Initiative - Tagus Station

A cache by NiSGeocaching Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 7/11/2014
In Lisboa, Portugal
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Será que tudo o que vimos na série Lost acerca da Iniciativa Dharma era ficção?


images (1)  

A Iniciativa Dharma é uma corporação científica, fundada na década de 70, que tinha por missão original o desenvolvimento de projectos de investigação nas áreas da energia, psicologia, parapsicologia, zoologia, eletromagnetismo e dinâmicas sociais e humanas. Fundada por Gerald e Karen DeGroot, da Universidade do Michigan, a Iniciativa Dharma foi inicialmente financiada pela Fundação Hanso e mais tarde por um conjunto não identificado de diversas empresas da área da informática e da banca.

Desde muito cedo, as actividades da Iniciativa Dharma levantaram polémica por recorrerem a experiências eticamente reprováveis, envolvendo animais e mesmo seres humanos, muitos dos quais desconhecendo serem cobaias. Foi igualmente reportada a utilização de doentes mentais e prisioneiros condenados à morte, em experiências sobre o comportamento humano e farmacologia, sugerindo o envolvimento do governo americano nas actividades da Iniciativa Dharma. Toda a polémica em torno da Iniciativa Dharma levou a que esta encerrasse os seus laboratórios nos Estados Unidos e deslocalizasse todos os seus investigadores e instalações para uma ilha remota do Pacífico Sul, cuja localização exata nunca foi conhecida. Aí, longe de qualquer legislação internacional, a Iniciativa Dharma pôde dar continuidade aos seus trabalhos de pesquisa.

Em 1977 algo de profundamente errado ocorreu na ilha. Os relatos são escassos e imprecisos, uma vez que os funcionários da Iniciativa Dharma sempre recusaram discutir em publico a natureza do trabalho que desenvolveram. Contudo, há diferentes alusões a um acontecimento descrito como "o Incidente" que parece ter ocorrido durante uma perfuração do subsolo e que terá resultado numa violenta explosão. Essa explosão terá destruído grande parte das instalações científicas existentes na ilha e vitimado muitos dos investigadores e comprometendo irremediavelmente o trabalho até então realizado. Alguns meses depois a Iniciativa Dharma emitiu um comunicado dizendo que os “avultados prejuízos humanos, científicos e económicos, resultantes de um infeliz acontecimento, inviabilizam a continuidade do trabalho científico desenvolvido pela Iniciativa Dharma, pelo que toda a pesquisa desenvolvida foi abandonada e a Iniciativa Dharma extinta.”

Contudo, com o passar do tempo, foram surgindo rumores de que a Iniciativa Dahrma continuava operacional e a dar continuidade aos seus trabalhos na ilha. Surgiram igualmente notícias de ligações da Iniciativa Dharma a poderosos grupos económicos mundiais que assegurariam um financiamento quase ilimitado.

Em 1876 um navio baleeiro cartografou pela primeira vez a Sandy Island, situada entre a Austrália e a Nova Cledónia. Diferentes mapas, ao longa da história documentam a presença da ilha e a mesma foi até assinalada no Google Earth. Em 2012, o navio Southern Surveyor navegou até às coordenadas indicadas e constatou que ali não se encontrava nenhuma ilha…

Em 2002, a Marinha Australiana recolhe um naufrago britânico num bote salva-vidas à deriva em alto mar. Apesar de se encontrar a milhares de km de distância de qualquer massa de terra conhecida, e de no bote não se encontrar qualquer alimento ou fornecimento de água, o naufrago apresentava-se em excelente estado de hidratação e nutrição, revelando apenas uma amnésia profunda. Quando interrogado pelas autoridades referiu que o seu veleiro havia naufragado num recife de coral existente em torno de uma ilha, onde existia uma grande comunidade científica, com quem viveu durante algum tempo. Sobre a identidade dos investigadores, das razões de ter sido novamente encontrado à deriva ou da localização da ilha afirmou não ter qualquer memória. Apenas tinha a memória da presença de ursos polares na ilha e repetia incessantemente uma sequência de seis números…

Este acontecimento conduziu a extensas buscas da referida ilha, por parte da Marinha Australiana, sem que estas se revelassem bem sucedidas.

Em 2004 estreia a Série Lost, que retrata a história dos sobreviventes de um acidente aéreo numa ilha do sul do pacífico, onde encontram instalações da Iniciativa Dharma. Contudo, essas mesmas instalações foram tomadas por um grupo hostil e todos os investigadores assassinados. Certas fontes afirmam que a série terá sido financiada pela própria Iniciativa Dahrma, como uma estratégia para pôr fim a um crescente interesse e investigação por parte de cidadãos anónimos que buscavam a localização da ilha e a verdadeira natureza das investigações ai realizadas. A mescla de elementos verídicos sobre a Iniciativa Dharma, com outros ficcionais e mesmo sobrenaturais foi a estratégia mais eficaz para descredibilizar as fugas de informação sobre a Iniciativa.

Lost-Season-6-lost-10648918-1280-800

Outras fontes referem que a ilha foi definitivamente abandonada por questões de segurança e que o trabalho de pesquisa continua, algures na europa, num enorme complexo subterrâneo. Segundo esses relatos esse complexo apresenta uma dimensão colossal e encontra-se em estreita articulação com as empresas financiadoras.

A 8 de março de 2014, o avião do voo 370 da Malasian Airlines desapareceu misteriosamente, após ter alterado a sua rota sem qualquer explicação, enquanto sobrevoava o Pacífico Sul. A zona de busca do avião coincide com a região onde, anos antes, foi descoberto o naufrago britânico. O avião e os seus ocupantes nunca foram encontrados….

Imagem1

Em julho de 2014, um praticante de Geocaching fez uma descoberta surpreendente. A natureza da sua descoberta foi totalmente ocultada pelos órgãos de comunicação social, alegadamente por pressão dos Serviços Secretos Portugueses. O referido Geocacher partilhou com restrito grupo de parceiros desta prática desportiva a natureza da sua descoberta através de um documento protegido por uma cifra numérica de seis números (não algarismos), separados por vírgulas e sem espaços.

lost11

Φ,®,©,⊗,∇,∅

Additional Hints (Decrypt)

R srm-fr yhm.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)

 

Find...

75 Logged Visits

Found it 65     Didn't find it 2     Write note 3     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 3 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 3/6/2017 6:14:55 AM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (2:14 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum