Matela:
A antiga freguesia de Matela, foi até à data do ano de 2013, altura da reorganização administrativa das freguesias, a freguesia mais jovem do concelho de Penalva do Castelo, sendo criada em 1962. Estando no presente agregada a Antas. Dela fizeram parte os lugares: Pontão Vermelho, Moradia, Matela e Quinta da Cerca.
Teve a sua origem numa família com esse nome, e surge já referenciada nas Inquirições de 1258. Originária numa pequena quinta designada por Quinta da Matela Velha (Cache GC5AVP7), onde existia uma Capela devota a Santa Catarina, a qual se encontra totalmente destruída.
O seu posicionamento no vale do Dão faz de toda a aldeia um miradouro natural, com uma magnífica vista sobre as aldeias vizinhas (Forninhos por exemplo). Os habitantes dedicam-se ainda a uma agricultura de moldes tradicionais onde predomina o cultivo da batata, o milho, as hortaliças e alguns pomares e vinhedos. Outra importante atividade no presente é a pastorícia. Elaborado por frias mãos repletas de uma herança secular produz-se artesanalmente uma das principais iguarias da região - o Queijo da Serra. Também o artesanato derivado da Latoria merece destaque na freguesia.
Do património religioso destaca-se a Capela de São Nicolau e a Igreja Paroquial da Matela (de onde podem também usufruir de uma excelente vista).
O acesso:
É relativamente simples de chegar até ao local onde está esta cache que permite uma vista envolvente sobre a região. Está situado praticamente no limite administrativo concelhio de Penalva do Castelo com Fornos de Algodres e Aguiar da Beira, do distrito da Guarda. Ao ultrapassarem a estrada municipal da Matela para Matança ou vice-versa, existe uma sinalização para à Quinta da Cerca, que devem seguir por estrada constituida por paralelos até avistarem um penedo e eira de grandes dimensões.
A cache:
A cache trata-se de um contentor de tamanho pequeno. Esta contém apenas o logbook sendo necessário material de escrita.
Tenham cuidado extra na abordagem da cache pelo que recomendo um calçado aderente, principalmente em dias de chuva ou de humidade no solo. Para aceder à cache não é necessário correr riscos porque se encontra em local firme. Escolham o melhor e mais seguro trajecto.
Certifiquem-se que ficou novamente bem colocada. Tenham esse cuidado expresso para a durabilidade da mesma. Pedia tanto que possivel para não publicarem fotos do spoiler para não estragarem o elemento surpresa aos próximos visitantes. Espero que gostem e desfrutam das vistas.
|