A actual Póvoa de Santo Adrião foi criada, como Freguesia, em meados do século XVII, com o nome de Póvoa de Loures. Antes disso integrava a Freguesia de Loures. Já desde o século XV que aparece referenciada com o nome de Póvoa. Era um conjunto de casarios de camponeses que se dedicavam à agricultura e à exploração piscatória, no Rio Trancão e na Ribeira da Póvoa, que na altura era navegável.
Hoje a maior parte da população reside na parte superior da agora Vila (desde 23 de Agosto de 1986) em urbanizações designadas de Quintinha, Palmeira, S. José e outras. Também a Norte se vieram instalar os serviços básicos da Freguesia, nomeadamente o Mercado, a Junta de Freguesia, as Escolas Básicas e Secundárias, o Conservatório de Música D. Dinis, a Esquadra da PSP, entre outros. Está prevista a construção de um novo Centro de Saúde em terrenos junto à Escola Secundária Pedro Alexandrino.
Esta é hoje a nova centralidade da Póvoa de Santo Adrião, a que também a Paróquia se veio associar com a construção do Centro Paroquial e da nova Igreja de Nossa Senhora da Anunciação: um novo espaço, mais amplo, acolhedor e capaz de melhor servir a comunidade católica desta terra.
Em termos pastorais a Paróquia da Póvoa de Santo Adrião está entregue aos Missionários Monfortinos desde 1970, tendo-se estabelecido a sua sede na Igreja Matriz, sendo actualmente sede desta paróquia a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, também conhecida como Igreja Paroquial.
A Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, projectada pelo arquitecto Miguel Andrade e Sousa, foi construída sem qualquer apoio de instituições públicas.
No terreno cedido, junto ao mercado, projectaram-se as instalações de uma Igreja e de um Centro Paroquial com valências culturais, recreativas e de apoio às actividades da comunidade Cristã.
Em 14/11/1999 foi colocada a primeira pedra da Nova Igreja e Centro Paroquial (dedicada a Nossa Senhora da Anunciação). O Centro Paroquial foi inaugurado a 06 de Outubro de 2002, a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação foi inaugurada uns anos mais tarde.