Para encontrarem esta cache desvendem este enigma. N 38° 38.(A-1389) W 008° 54.(B-1083) A = ano em que foi inaugurado o ramal. B = ano em que foi encerrado o ramal. Escolhi este local por ser muito agradável para fazer um belo passeio e por estar relacionada com a história ferroviária do Pinhal Novo.
Estação de Pinhal Novo, nos finais do Século XIX.

O Ramal do Montijo, conhecido inicialmente como Ramal de Aldegallega, devido à antiga designação da localidade do Montijo, foi um troço ferroviário, que ligava o Pinhal Novo ao Montijo, foi inaugurado em 1908 e encerrado em 1989.
A via partia de Pinhal Novo por Noroeste, contornando o limite urbanizado e descrevendo uma larga curva para Norte e Nordeste, e seguia depois paralelamente à Rua 1.º de Maio e de seguida àEN252, voltando a flectir para Noroeste até e para lá de Jardia. Entrava no Montijo seguindo em paralelo à Rua Vasco da Gama, virando depois para Oeste até atingir a estação. Desta subsiste o depósito de água.
Este ramal foi utilizado por composições de mercadorias, como o transporte de gado, especialmente suíno, até à Estação do Montijo. A partir do dia 30 de Maio de 1933, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses passou a transportar os passageiros por autocarros neste ramal, ficando apenas duas composições diárias de mercadorias
Encerramento e conversão em ecopista

Realizou-se no dia 21 de Setembro de 2014 , a inauguração da nova ecopista em Pinhal Novo que percorre uma extensão de 1,6 quilómetros, a ecopista ocupa o espaço do antigo ramal desactivado, e pode ser percorrida a pé ou de bicicleta, liga a sul com a ciclovia de Val´Flores e a nordeste com a ciclovia de Vila Serena, sendo intenção da autarquia ligar esta última ao percurso ciclável da Rua Infante D. Henrique fechando o anel ciclável de Pinhal Novo.
Sejam bastante discretos pois é uma zona bastante movimentada.
Quero agradecer aos meus amigos Joaquim Madureira e Rui Moreira que me ajudaram na elaboração deste projecto.