Nas curvas do Paiva - Miradouro Garganta do Paiva Traditional Cache
Nas curvas do Paiva - Miradouro Garganta do Paiva
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (small)
Related Web Page
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Nas curvas do Paiva - Miradouro Garganta do Paiva
|
|
O rio Paiva é o maior rio que atravessa o concelho de Arouca. Possui uma extensão total de 85 km e pertence à bacia hidrográfica do rio Douro. Tem a sua nascente na Serra do Leomil (Moimenta da Beira), desaguando no rio Douro nos limites dos concelhos de Castelo de Paiva e Cinfães.
Miradouro da garganta do paiva
O troço de rio que daqui se avista é parte da famosa “Garganta do Paiva”. É um clássico de águas bravas em Portugal. A montante, desde a base da cascata das Aguieiras é o Rápido Grande. Um rápido de classe IV+/V, numa escala de I a VI, técnico, longo e com algumas armadilhas.
O rápido que se avista a jusante é o rápido das Marmitas, classe V, técnico, exigente e impressionante. Tem duas linhas possíveis de entrada: a Chiken Line à esquerda por uma espécie de tobbogan e a Tiger Line à direita, na qual a perícia dos canoístas é posta à prova, não existindo lugar para erros! Após a entrada as linhas são comuns, um rolo XL, as marmitas na rocha do lado esquerdo e a saída rápida e rochosa são os ingredientes para um desafio sério, mesmo para os mais experientes.
A garganta do Paiva corresponde ao segmento do rio Paiva onde o leito se torna mais estreito e se estende desde a ponte de Alvarenga (geossítios Garganta do Paiva) até à Praia fluvial do Vau (Geossítio Praia fluvial do Vau). Durante este troço, o rio Paiva percorre o granito de Alvarenga, um afloramento circunscrito que, por apresentar uma maior dureza que as rochas envolventes, nomeadamente xistos, dificulta a erosão fluvial, resultando num leito mais estreito e íngreme. Destaca-se ainda neste local a ocorrência de marmitas de gigante e a belíssima Cascata das Aguieiras. Esta resulta da queda de água da ribeira das Aguieiras que, após percorrer a freguesia de Alvarenga, caí em cascata aproveitando a fracturação natural do granito de Alvarenga, tornando-se um local de eleição para canyoning.
(Fonte painel informativo no local) |
|
Deverão ter particularmente cuidado na abordagem à cache, em especial com os muggles, que podem observá-los à distância. Devem usar a dica para facilitar a descoberta do container e, acima de tudo, recolocá-la de acordo com a informação da mesma e as coordenadas. Agradeço que NÃO coloquem fotos do esconderijo (Spoilers) para não estragar a caçada aos outros. Colaborem com a manutenção da cache, deixando um logbook novo caso seja necessário. |
|
Additional Hints
(Decrypt)
Qronvkb qn ebpun, gncnqn cbe crqenf