O Município de Oliveira de Frades, ciente da importância e expansão do Geocaching, pretende reforçar a oferta desta modalidade, com a colocação de novas caches no território concelhio.
Com esta acção, o Município cria mais condições para a promoção desta actividade física de ar livre, familiar, em contato direto com a natureza; bem como, a promoção turística e patrimonial do concelho.
Esta cache faz parte da série E.N.16, que tem por objectivo dar a conhecer aos geocacher’s, alguns recantos naturais e obras de arte (pontes, parques, fontes…), que enriquecem a paisagem, recortada com curvas e contracurvas do traçado da referida via de comunicação. A Estrada Nacional 16 sucedeu à antiga Estrada Real n.º41 e foi construída entre 1930-40, ligando Aveiro a Vilar Formoso, com 220km de extensão.
Esta cache dá a conhecer mais um sítio arqueológico do concelho de Oliveira de Frades. Um exemplar de Arte Rupestre pós-glaciar, com uma datação próxima dos 1000 anos a.C., que corresponde ao Bronze final. Trata-se de uma rocha granítica, que ostenta na sua superfície um conjunto de sinais gravados: duas covinhas ou fossetes, um círculo concêntrico com cinco anéis e um par de pediformes. Apesar de frequente, este reportório figurativo é de interpretação difícil.
|