“Junto da imagem acompanhava o seguinte artigo:
“É um templo claro e muito bonito.
Consta que foi mesquita mourisca e que D. affonso Henriques a mandou purificar em 1150. É a mais antiga e única parochia que antigamente havia em Peniche…”
In http://peniche-nautico.blogspot.pt/2013/07/igreja-nossa-senhora-da-ajuda.html
“A imagem da Virgem da Ajuda tem qualquer coisa de comum com a da Senhora dos Remédios.
Anda na boca do povo que teria aparecido numa gruta da costa norte da Papoa, depositada ali pelos cristãos perseguidos pelos mouros, ao tempo em que estes dominavam toda a Península, a fim de a livrarem de qualquer profanação.
Mas diz ainda o povo que, possivelmente, transportada num barco que um dia naufragara naquelas paragens, teria sido salva milagrosamente e ali depositada, por disposição divina, a salvo das arremetidas do oceano.
O certo é que, passando um dia um barco de pesca junto à Papoa, lobrigaram os pescadores, naquelas gruta, bem alevantada do mar, a linda imagem da Virgem, sentada numa cadeira. Surpreendidos pela descoberta e pela beleza fizeram escalando os rochedos e içando a imagem, procurando não a molestar. Dali a levaram, cheios de contentamento, para um dos templos da vila , enquanto se não edificava templo próprio, como tempos depois aconteceu, sob a invocação de Nossa Senhora da Ajuda.”
In PENICHE NA HISTORIA E NA LENDA, MARIANO CALADO
|