ESTATUAS DE HOMENAGEM AOS DEFENSORES DO PINHAL DO POVO
CANICEIRA - TOCHA - CANTANHEDE
AOS CANICEIROS DEFENSORES DO PINHAL DO POVO
Autor: José Plácido (n. 1961)
Localização: Cantanhede, Freguesia da Tocha, EN 109, Caniceira
(Coordenadas: N 40.35056; W 8.74871)
Data de Inauguração: 2001
Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede e Junta de Freguesia da Tocha
Materiais: Pedra de Ançã, inox e bronze
Dimensões: Estrutura parietal: 376cm x 146cm x 30cm; Figuras: 212cm x 30cm; 205cm x 48cm; 205cm x 40cm; 200cm x 48cm
Descrição/ Tema: Grupo escultórico de arte contemporânea, figurativa, no seguimento de uma plástica semelhante a outras obras do artista, nomeadamente “Mulher Gandaresa (1995) - Tocha; Casal Gandarês (1999) e Miguel Torga (2000) - ambas em Cantanhede”. A obra encontra-se integrada numa rotunda à entrada da povoação, sendo composta por três figuras masculinas e uma feminina, representando homens e mulheres do campo e pescadores, defensores do “Pinhal do Povo”. Cada uma delas, esculpida em monoblocos de pedra toscamente trabalhados, exceptuando na parte superior onde é pormenorizada, sendo a cabeça de inspiração realista, retrata um “homem” com barrete, dois com chapéu e a “mulher” com chapéu e lenço tradicional. Todas estas personagens estão iconograficamente representadas com os respectivos “adereços” em bronze, um machado, uma forquilha, uma enxada e um búzio. Além destas figuras tem ainda, numa posição posterior, alguns elementos em metal que personificam os pinheiros, e, uma estrutura parietal em técnica de “ensamblagem”, constituída por extensos blocos de pedra na horizontal, contendo estrategicamente colocados alguns elementos escultóricos em forma de pinhas.
Historial: Obra dedicada aos que defenderam o “Pinhal do Povo”, promovida em 2001 pela Junta de Freguesia da Tocha e pela Câmara Municipal de Cantanhede, participando esta em 50% da despesa.
Bibliografia: IV Simpósio Internacional de Escultura Cidade de Cantanhede, Cantanhede 2005
http://www.cm-cantanhede.pt/dataimages/Acta%2013_02.doc, 2010-11-29
Fotógrafo: Jorge Neves
Ano de Registo Fotográfico: 2005
A CACHE
Container desta cache apenas tem Logbook, logo é necessário (obrigatório) material de excreta. POR FAVOR!!! Estacionem o vosso cachemobile já na Rua Ninho do Corvo, pois é muitíssimo menos movimentada que a Nacional, tenham o máximo cuidado e atenção na travessia da estrada, comportam-se a cima de tudo, com a mentalidade de que são peões e devem respeitar as regras de transito adstritas a estes.
O 100TEAM alerta para o facto de ser da responsabilidade de cada Geocacher a abordagem a esta cache, por motivos de segurança de cada um de vós, não deve ser feita sozinhos, se for, avisem amigos de que a iram realizar, não devendo-o fazer caso não se sintam suficientemente à vontade para isso, caso não o consigam, será melhor juntar um grupo de Geocacher’s experientes que o consigam, pois infelizmente, por uma simplesmente questão de justiça e de bom senso de cada um de nós, não irão ser considerados válidos os Log’s “virtuais” com a justificação de que estavam sozinhos e não deu para fazer ou que era muito alto, todos sabem por antecipação ao que vêm, pelo que devem ler e muito bem, toda a “Listing” e dados complementares disponibilizados.
Obrigado pela compreensão de todos vós!
Por favor ajudem na preservação/melhoria do Container, do Logbook e toda a cache em si, além de que devem manter a máxima descrição, pois é muito dificil aqui disponibilizar esta cache, se não for com a ajuda de todos vós.
Os 100TEAM agradecem-vos imenso!!!
|