
Escola Primária de Faiões
A sua história é um hino à união, à força e ao bem servir das pessoas de um povo.
Foi oferecida à terra por um benemérito, António Luís Morais Sarmento, natural de Faiões e antigo reitor da Universidade de Coimbra. O edifício foi construído tendo como inspiração a faculdade de direito da Universidade de Coimbra.

O seu benemérito ofereceu apenas todo o material necessário à sua construção, tendo sido os homens da aldeia que se encarregaram de a construir voluntariamente. Sem receber qualquer vencimento, ninguém se recusou a trabalhar nas obras da escola.

Construída com o contributo do antigo reitor e com empenho de todo o povo da aldeia, a Escola Primária de Faiões é totalmente diferente das outras construídas na época em todo o país.

Depois de funcionar como Escola Primária, chegou a estar em atividade como jardim de infância. No entanto, este belo edifício encontra-se atualmente sem ocupação reconhecida.
Visita este exemplar único em outros tempos edificado, aprecia a sua construção e desfruta da paisagem que o local nos oferece.