Oleiros é um concelho com enormes recursos hídricos. A sua geografia montanhosa e as suas características climáticas propiciam a existência de um sem número de nascentes, correntes, ribeiras e riachos. Para além dos recursos naturais ligados à água, estão presentes em vários locais construções que foram durante muito tempo a fonte de abastecimento de água potável para as populações.
As fontes, fontanários e bebedouros estão ainda hoje presentes no quotidiano de cada um de nós pelas memórias que os nossos familiares vão contando das suas idas à fonte com púcaros e cântaros de água. Refira-se que para além do fornecimento de água, os fontanários públicos eram também verdadeiros centros cívicos, onde a população se reunia para “pôr em dia” conversas e intrigas do seu quotidiano. Serviam para ponto de encontro de casais enamorados e guardam até hoje segredos de outros tempos.
Esta Rota pretende despertar o interesse de todos para a beleza das fontes e bebedouros públicos, que em tempos tiveram uma forte importância no desenvolvimento local e que hoje fazem parte da riqueza patrimonial de Oleiros.
O percurso tem cerca de 10 quilómetros com 10 caches, mas é de grau de dificuldade reduzido. Passa por diversos pontos de interesse, como capelas, jardins, espaços verdes e ribeiras, tornando-se num aprazível passeio.
Deixo aqui o percurso da Rota em gpx:
A CACHE:
Esta cache faz parte de um conjunto de 10 caches:
A cache é pequena, inclui logbook e não está no muro. Levem material de escrita.
Sejam cuidadosos, preservem a natureza e façam C.I.T.O. (cache in trash out) sempre que possível.
Espero que gostem do passeio e que deixem aqui as vossas aventuras, em comentários e fotografias, por estes caminhos. Obrigado pela vossa visita, sejam felizes e boas cachadas.
P.S.: Ao longo do percurso poderão encontrar outras caches para aumentarem os vossos sorrisos … destaco esta:
Fonte das Freiras ;)