A "praia" da Barbosa ou da soalheira, é um troço do Rio Paiva, muito utilizado durante o verão pelas pessoas da freguesia de Ribolhos (mas não só).
Durante muitos anos, esta foi a úinica "praia fluvial" do concelho de Castro Daire, assim reconhecida pela Câmara Municipal. Só na década de 90, é que devido à captação de água para a rede pública de abastecimento a Câmara Municipal abandonou a Barbosa, limitando-se a pequenas intervenções no açude.
Esta zona pode dividir-se em três zonas distintas. O local onde se encontra a cache, que era utilizada por todos para banhos, sendo o penedo que se encontra cerca de 100 metros a montante do açude o ponto central!
Mais a juzante, encontra-se a zona da "curva" donde os mais corajosos saltavam para a água. E ainda mais a juzante encontra-se um outro açude, utilizado para captar água para o moinho do "Tio Manuel Fortuoso", último moleiro de Ribolhos.
A cache tem a particularidade de ter um logbook um tanto ou quanto diferente. Agradecia que, dento do possível, colocassem o suporte de escrita dentro dos sacos "zip". Atendendo à natureza do container também peço especial atenção e colaboração em detectar algum sinal de má conservação que possa levar ao seu extravio...
A Cache não é acessível em alturas de muita chuva.