Skip to content

Antigas Pedreiras - Pi Diogo Traditional Cache

This cache has been archived.

Manipe: Esta cache fazia parte de uma série de caches que pretendia dar a conhecer as antigas pedreiras que contribuíram para a construção do mosteiro.
Desde a criação desta série muita coisa mudou, algumas pedreiras foram reactivadas, outras foram objecto de estudos de prospecção, e nalguns outros casos as caches simplesmente desapareceram como é o caso desta.
Espero ter proporcionado bons momentos de geocaching e o conhecimento de locais que pela sua paisagem e relevência para o tema mereciam, no meu entender, uma visita.
Obrigado a todos

More
Hidden : 04/21/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Na freguesia do Reguengo do Fetal situam-se algumas das pedreiras que forneceram a pedra para a construção de importantes edifícios um pouco por toda a região e em especial para o Mosteiro da Batalha. A série "Antigas Pedreiras" pretende dar a conhecer esses locais esquecidos e tantas vezes mal tratados.

Pi Diogo, Pidiogo ou Pia Diogo, a designação desta pedreira aparece com pequenas variações. Certo é que foi uma das mais importantes no fornecimento de pedra para o Mosteiro da Batalha, quer no momento da sua construção, quer no da sua reconstrução.

Note-se que inicialmente nos trabalhos de reconstrução existiu uma tentativa de ir obter a pedra nos mesmos locais do fornecimento original, se bem que depois este cuidado fosse posto um pouco de parte. Nas suas memórias*, Mousinho de Albuquerque refere expressamente:

"Fui procurar as escavações d'onde tinha sido extrahida a pedra de que foi construído o monumento, com o fim de que a identidade completa do calcário désse às peças novas inteira similhança com as antigas, não sómente debaixo do cinzel do esculptor, mas tambem debaixo da influência sucessiva da atmosphera"

* Luis da Silva Mousinho de Albuquerque, Memória Inédita ácerca do Edificio Monumental da Batalha, Leiria, 1854

Esta pedreira, tal como a de Valinho do Rei, foi recentemente classificada pela Câmara Municipal da Batalha como de interesse municipal.

dre%20I.jpg


text.jpg

Additional Hints (No hints available.)