As Charcas são um local emblemático por toda a região. São basicamente 2 albufeiras que se encontram na base da encosta da Serra da Lontreira. Inicialmente fizeram parte de um planeamento para abastecimento de água à população. Foram construídas algumas infraestruturas de apoio que ainda se encontram hoje em funcionamento.
Este é um passeio pela floresta que inicia na bonita Capela de Nossa Senhora das Candeias até chegar às Charcas. Pelo caminho as “paragens” escolhidas foram cuidadosamente pensadas e trabalhadas tendo como objetivo principal de proporcionar uma forma simples e agradável para que as pessoas possam desfrutar de ar puro e de vistas bonitas que vão aparecendo ao longo deste percurso, para que no final se sintam mais aliviadas do stress, podendo correr, brincar e tirar fotos, mas sempre respeitando o ambiente, a fauna e flora que é bastante diversificada nesta zona.
Esta rota além de permitir desfrutar da paisagem é um ótimo local para restabelecer forças e repousar o corpo e a mente. É constituída por 10 caches tradicionais mais 1 de bónus. O percurso tem cerca de 4 km da primeira à última cache não sendo circular. Pode ser efectuado por veículos 4x2 ou 4x4, mas a beleza do percurso é ser percorrido a pé ou de btt … e sempre em grupo.
Deixo aqui o percurso da Rota em gpx:
A CACHE:
Sejam discretos na busca da cache pois a sua durabilidade depende disso.
Deixem tudo como encontraram ou ainda melhor. Levem material de escrita.
Em família ou entre amigos, espero que se divirtam e desfrutem ao máximo desta rota e que deixem aqui as vossas aventuras, em comentários e fotografias. Obrigado e Boas Cachadas.
P.S.: Não esquecer de fazer “CITO - CACHE IN, TRASH OUT”