Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

Valente Cruz: Os locais e a totalidade do percurso onde esta cache se desenrola arderam no incêndio do verão passado. Neste momento e durante os próximos meses não será seguro aceder aos locais, pelo que esta aventura chega ao fim. Muito obrigado a todos os que aceitaram o desafio da descoberta!

More
Multi-cache

Into the darkness

A cache by Valente Cruz Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 3/1/2015
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Heart of Darkness (O Coração das Trevas) é um romance escrito por Joseph Conrad. É amplamente considerada como uma das obras mais importantes da literatura inglesa. O romance gira em torno de Charles Marlow, um inglês que obteve trabalho numa companhia de comércio belga como capitão de um barco a vapor num rio africano. Marlow é contratado para transportar marfim a montante do rio. No entanto, a sua tarefa mais urgente é resgatar Kurtz, um famoso comerciante de marfim.

Ao narrar sua aventura até encontrar Kurtz, Joseph Conrad faz uma crítica em relação a falta de conectividade entre as regiões, à escravidão, ao aspecto burocrático e alheio dos comandantes e a falta de informação por parte destes. Nesse processo, Marlow passa a ouvir muitos elogios a Kurtz, como um ótimo chefe de posto, muito inteligente e brilhante.

Conrad construiu uma narrativa simbólica com uma história dentro da própria história: Marlow conta a um grupo de amigos a bordo de um navio ancorado no estuário do Tamisa, desde o anoitecer até de madrugada, a sua aventura congolesa. A passagem do tempo e o céu escurecendo-se com o pôr-do-sol sobre Londres, enquadram a atmosfera densa e pesada da história dentro da história. O livro tem um caráter crítico e psicológico e, apesar de seu tamanho pequeno e fácil leitura em relação ao vocabulário, exige uma alta concentração do leitor por constituir uma narrativa simbólica e de rápidas conexões.

Após alguns acidentes de percurso, incluindo um naufrágio, Marlow prossegue a sua aventura até ao coração da selva. Após alguns meses de viagem rio acima, num barco já velho, deteriorado e com o motor defeituoso, Marlow chega finalmente ao posto de Kurtz mas descobre que ele tinha enlouquecido e que era venerado como um deus pelos nativos. Tinha chegado ao coração das trevas e ao lado mais negro da humanidade.

O livro inspirou o filme Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola. Enquanto a história do livro decorre em tempos mais remotos, o filme situa a sua história na guerra do Vietname, colocando Kurtz como um coronel americano que se refugia na selva. Apesar de ser diferente do livro, o filme consegue manter as críticas do livro, focando-as sobre a guerra. Uma das citações do filme tornou-se numa das mais famosas do cinema: "I love the smell of napalm in the morning."

Texto baseado no artigo da Wikipedia.


A CACHE

Tal como em Heart of Darkness, nesta cache terão a oportunidade de ir em busca de Kurtz até ao coração das trevas, seguindo rio acima (Ribeira do Paivô). Se possuírem um veículo 4x4 conseguirão chegar aos Acessos 1 e 2. De outro modo deverão estacionar no local recomendado e prosseguir a pé. Esta cache é constituída por dois pontos. No acesso para o primeiro ponto encontrarão o Posto de Comando de Kurtz. Poderão então explorar o ambiente e as vistas, prosseguindo depois até às coordenadas da cache, onde encontrarão uma pista que vos permitirá continuar a aventura.

O primeiro ponto encontra-se numa cascata do rio, perto de um penhasco. Como o terreno é bastante inclinado não deverão fazer uma abordagem direta desde o Posto de Comando. É preferível continuar mais um pouco pelo caminho florestal e fazer depois a aproximação, descendo e seguindo o rio até ao penhasco. Esta parte será necessariamente em corta-mato. Estando em cima do penhasco, deverão descer pelo lado esquerdo até ao patamar intermédio. Sigam a dica.

Daqui seguirão para o recipiente final, que fica alguns quilómetros rio acima. Esta cache foi pensada para ser procurada no verão, já que no final encontrarão uma lagoa muito apetecível para tomar banho. Contudo, não é necessário que sigam pelo rio. Aliás, o percurso pelo rio apenas é concretizável no verão. Noutras alturas do ano deverão prosseguir pelo caminho florestal e utilizar o Acesso 2. As últimas dezenas de metros para a localização final são também em corta-mato mas o percurso é mais fácil do que para o primeiro ponto. Não devem fazer a cache sozinhos e dificilmente terão rede de telemóvel. Não é necessário o uso de material específico mas é importante progredir com cuidado!

Esta temática foi anteriormente explorada em caches de grande qualidade e que nos proporcionaram grandes momentos de descoberta. Em particular, a trilogia Temple / Heart / Valley of Darkness, em pleno coração da Serra do Gerês!

Façam CITO e desfrutem da Natureza e da descoberta!

Flag Counter

Additional Hints (Decrypt)

Cbagb 1: Cbe onvkb qbf grhf céf, ab novfzb. Pbz phvqnqb, cebphen b nprffb dhr svpn à rfdhreqn. Hfn bf gebapbf cnen qrfpre ngé nb cngnzne vasrevbe. B erpvcvragr rapbagen-fr n zrvb qb craunfpb, ahz ohenpb, cregb qn pnfpngn (ire fcbvyre).
Cbagb 2: N prepn qr qbvf zrgebf qb fboerveb, ahz ohenpb, gncnqb cryn pbegvçn (ire fcbvyre).

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

14 Logged Visits

Found it 4     Didn't find it 2     Write note 4     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 17 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 2/5/2017 7:03:58 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (3:03 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page