Uma lenda é uma narração de uma passagem transmitida pela tradição oral através dos tempos. Costumamos ouvir que quem conta um conto lhe aumenta um ponto mas o certo é que as histórias têm a sua origem em algum lado. E esta vive nas memórias das gentes de Oleiros… e pode muito bem ser verdadeira ;)
E conta assim:
No decorrer das campanhas militares da invasão francesa, a Beira Baixa foi palco de vários confrontos e saques.
Os exércitos franceses invadiram na nossa região onde vasculharam tudo em busca de provisões, cereais, azeite e artigos de valor. Reza a tradição que na sua passagem também saquearam os sinos e a imagem de Nossa Senhora da Conceição, retirados da igreja de Oleiros.
Ao subirem a Serra da Lontreira, junto ao cimo (local onde deixa de se avistar Oleiros) as tropas deixaram de avistar a igreja. Os cavalos recusavam avançar e os homens começaram a ter receio do que impedia os animais a continuar viagem, pois nada havia à sua frente que os barrasse. A dada altura a carga caiu no chão tendo ficado marcadas nas pedras as bocas dos sinos e as ferraduras dos animais.
Com respeito à imagem que haviam saqueado abandonaram ali a santa e os sinos.
A laje, ainda hoje existe e na sua superfície podem observar-se rasgos profundos e semicirculares, uns maiores e outros menores, que o povo afirma serem do bater do rebordo dos sinos e das ferraduras dos cavalos ao recusarem avançar.
Esta cache leva-nos a um local com marcas cuja existência mantém a lenda viva nas memórias da população. Caberá a cada um de vocês concluir se esta será verdadeira ou não ;D
A CACHE:
A cache é regular, inclui logbook e permite a troca de TB. Já la está a Geocoin “Lontreira” à espera do FTF e ansiosa por viajar e espalhar sorrisos. Levem material de escrita.
Sejam cuidadosos, preservem a natureza e façam C.I.T.O. (cache in trash out) sempre que possível.
Espero que gostem do local, que se divirtam e que deixem aqui as vossas aventuras, em comentários e fotografias. Boas cachadas.