Folgosa é uma freguesia portuguesa do concelho de Armamar, com 4,8 km² de área e 428 habitantes (2011). Densidade: 89,2 hab/km². É a freguesia mais a norte do Município. Está situada na margem esquerda do rio Douro.
Teve foral atribuído por D. Sancho I em 1188. Pertenceu ao Concelho de Barcos até às reformas do liberalismo no século passado.
A paisagem envolvente é dominada pelo rio, que corre a seus pés, e pelas quintas onde se produz o famoso A0vinho do porto. Mesmo ao lado está uma das maiores de todo o Douro: a Quinta dos Frades. A Quinta da Folgosa, como antigamente era chamada, pertenceu ao Mosteiro de Salzedas por doação desde 1256 (daí a posterior designação de Quinta dos Frades). Após a extinção das ordens religiosas, a quinta foi arrematada em hasta B9pública a 6 de Novembro de 1841 pelo 1.º Barão da Folgosa, Jerónimo de Almeida Brandão e Sousa. Em 1911, produzia então 300 pipas de vinho, passou a pertencer ao comendador Delfim Ferreira.
Para além da Quinta dos Frades, também outra merece referência, a Quinta da Penha, que ficou submersa pelas águas do Douro aquando da construção da Barragem de Bagaúste.
A economia desenvolve-se em torno da agricultura com o cultivo das vinhas e dos olivais. Encostada ao Douro, é na Folgosa que se produzem uvas de excelente C1qualidade para os vinhos do porto e douro. A indústria também assume algum relevo: existem indústrias transformadoras de óleo de azeite e destilação de vinhos.
Na Folgosa foi construídoD3 um cais para acostagem de embarcações de pequeno, médio e grande porte. Numa iniciativa do Instituto Portuário e do Transportes Marítimos, esta obra pode ser aproveitada para captar para o Município o grande número de turistas que percorrem o Douro de barco. É uma infra-estrutura que E4tem tanto de bonito como pode vir a ter de importante no desenvolvimento do turismo em Armamar.
Património cultural edificado: Igreja Matriz; Capela de Sta. Bárbara; Capela de S. Bernardo (particular); Capela de Sta. Rita (particular); Capela de S. José (particular); Calvário no cimo do Povo; Alminhas no lugar da Fonte do Quintal; Largo de Na. Sra. da Graça.
Património Paisagístico: Vistas do Calvário no cimo do povo; Vistas do lugar do Pião (particular).
Festas e Romarias: Dia da Freguesia e Festa em honra de Na. Sra. da Graça no 1º domingo de Agosto; Encontro de Janeiras em Janeiro.
Gastronomia: Peixinhos do Rio com molho de escabeche; Arroz de forno com cordeiro e batata assada no forno de lenha; Bolo podre pela Páscoa.
Locais de lazer: Na Rua da Escola - zona de lazer com parque infantil, bar, recinto de baile com palco, piscina para crianças, campo de jogos com balneários e wc público; Salão de Festas da Junta de Freguesia.
Espaços lúdicos: Na zona de lazer, recinto de baile, campo de futebol de cinco (campo de jogos), piscina, campo de futebol de onze e salão.
Artesanato: Rendas e bordados; Construção de barcos rabelos.
Turismo de habitação / rural: Hotel Folgosa Douro; Quinta da Azenha.
Orago: Nossa Senhora da Graça
Principais actividades económicas: Agricultura com destaque para a vitivinicultura e olivicultura; Destilaria; Lagar de azeite; Comércio tradicional; Restauração; Construção civil.
Colectividades: Associação Desportiva e Cultural de Folgosa do Douro.
|