Skip to content

Armamar, Terra de Emoções - Folgosa Mystery Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá Ayrez,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 03/21/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Conjunto de 19 caches, cada uma correspondente a cada freguesia deste concelho, criadas com o intuito de dar a conhecer um pouco do concelho de Armamar. Foi criado com base na estrutura do concelho anterior à reorganização administrativa de 2013, tendo sido reduzida para 14 freguesias após a mesma.


Folgosa

Folgosa é uma freguesia portuguesa do concelho de Armamar, com 4,8 km² de área e 428 habitantes (2011). Densidade: 89,2 hab/km². É a freguesia mais a norte do Município. Está situada na margem esquerda do rio Douro.

Teve foral atribuído por D. Sancho I em 1188. Pertenceu ao Concelho de Barcos até às reformas do liberalismo no século passado.

A paisagem envolvente é dominada pelo rio, que corre a seus pés, e pelas quintas onde se produz o famoso A0vinho do porto. Mesmo ao lado está uma das maiores de todo o Douro: a Quinta dos Frades. A Quinta da Folgosa, como antigamente era chamada, pertenceu ao Mosteiro de Salzedas por doação desde 1256 (daí a posterior designação de Quinta dos Frades). Após a extinção das ordens religiosas, a quinta foi arrematada em hasta B9pública a 6 de Novembro de 1841 pelo 1.º Barão da Folgosa, Jerónimo de Almeida Brandão e Sousa. Em 1911, produzia então 300 pipas de vinho, passou a pertencer ao comendador Delfim Ferreira.

Para além da Quinta dos Frades, também outra merece referência, a Quinta da Penha, que ficou submersa pelas águas do Douro aquando da construção da Barragem de Bagaúste.

A economia desenvolve-se em torno da agricultura com o cultivo das vinhas e dos olivais. Encostada ao Douro, é na Folgosa que se produzem uvas de excelente C1qualidade para os vinhos do porto e douro. A indústria também assume algum relevo: existem indústrias transformadoras de óleo de azeite e destilação de vinhos.

Na Folgosa foi construídoD3 um cais para acostagem de embarcações de pequeno, médio e grande porte. Numa iniciativa do Instituto Portuário e do Transportes Marítimos, esta obra pode ser aproveitada para captar para o Município o grande número de turistas que percorrem o Douro de barco. É uma infra-estrutura que E4tem tanto de bonito como pode vir a ter de importante no desenvolvimento do turismo em Armamar.

 

Património cultural edificado: Igreja Matriz; Capela de Sta. Bárbara; Capela de S. Bernardo (particular); Capela de Sta. Rita (particular); Capela de S. José (particular); Calvário no cimo do Povo; Alminhas no lugar da Fonte do Quintal; Largo de Na. Sra. da Graça.

Património Paisagístico: Vistas do Calvário no cimo do povo; Vistas do lugar do Pião (particular).

Festas e Romarias: Dia da Freguesia e Festa em honra de Na. Sra. da Graça no 1º domingo de Agosto; Encontro de Janeiras em Janeiro.

Gastronomia: Peixinhos do Rio com molho de escabeche; Arroz de forno com cordeiro e batata assada no forno de lenha; Bolo podre pela Páscoa.

Locais de lazer: Na Rua da Escola - zona de lazer com parque infantil, bar, recinto de baile com palco, piscina para crianças, campo de jogos com balneários e wc público; Salão de Festas da Junta de Freguesia.

Espaços lúdicos: Na zona de lazer, recinto de baile, campo de futebol de cinco (campo de jogos), piscina, campo de futebol de onze e salão.

Artesanato: Rendas e bordados; Construção de barcos rabelos.

Turismo de habitação / rural: Hotel Folgosa Douro; Quinta da Azenha.

Orago: Nossa Senhora da Graça

Principais actividades económicas: Agricultura com destaque para a vitivinicultura e olivicultura; Destilaria; Lagar de azeite; Comércio tradicional; Restauração; Construção civil.

Colectividades: Associação Desportiva e Cultural de Folgosa do Douro.

A Cache

A solução para obter as coordenadas finais encontra-se ao longo do texto. Deverão ler o texto, encontrar o algarismo correspondente a cada uma das letras (A,B,C,D e E), e em seguida substituir nas coordenadas as letras pelo respectivo algarismo.

 

N41º(AB.ACD) W007º(EC.ADA)


Container micro, contendo apenas o logbook.

Importante: evitem fazer estas caches durante a noite, por dois motivos: para poderem apreciar melhor a beleza deste concelho; e principalmente para não deixarem em sobressalto algumas das povoações que estão um pouco mais isoladas, e que praticamente só estão acostumadas a ver “pessoas da terra”!


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Envy.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)