O Grande Trilho de Santa Maria, um percurso pedestre de grande rota circular com 80 quilómetros, leva-o a descobrir as paisagens mais deslumbrantes da ilha de Santa Maria, desde as zonas costeiras à mais alta montanha, passando por zonas com alto valor natural e cultural mariense
A segunda etapa, o percurso mais longo das quatro, tem início no Cardal e termina no Norte, num total de 18 quilómetros.
O caminho faz-se por asfalto que o conduzirá até ao miradouro da Tia Raulinha - (Local da Cache) - onde poderá contemplar o Farol de Gonçalo Velho. Continue por um caminho de pé posto que desemboca junto do desvio ao farol e à Ponta do Castelo. Contacte o faroleiro para uma visita às instalações e contemple as ruínas da indústria da baleia na Ponta do Castelo onde também pode apreciar algumas espécies de flora endémica como a Azorina vidalli ou a Euphorbia azorica, assim como uma sequência intercalar de lavas submarinas e aéreas na vertente.
Na baía da Maia, aproveite para um mergulho na piscina natural e continue o percurso até ao desvio da imponente Cascata do Aveiro.
O trilho continua na subida pelo caminho de pé posto sobre a vertente, desembocando na tranquila zona da Lapa. Em direcção ao centro da freguesia de Santo Espírito, por caminho de terra batida, entrará numa pastagem e mata onde existe um fontanário antigo.
A ruína do moinho de vento antecipa a chegada ao centro da freguesia onde deverá contemplar a imponente igreja de Nossa Senhora da Purificação, com fachada ao estilo Barroco e o Museu, na rua com o seu nome, onde para além de outros aspectos, é retratado o interior da
casa típica mariense.
Ao seguir a rua do Museu, entrará numa passagem de pé posto que o levará ao Caminho do Pico, seguido por outro acesso de piso térreo que desemboca junto da ermida e copeira de Santo António.
O destino é agora a Azenha de Baixo onde poderá refrescar-se com a água da Fonte Clara e apreciar um forno da cal. Até ao miradouro do Espigão o caminho é de terra e calçada. No miradouro, encontra a baía de São Lourenço e ilhéu do Romeiro ali próximo.
Voltando à estrada, logo encontrará um caminho por entre pastagens. No seu final, para montante, encontre o desvio que lhe indica Cai’água.Um percurso ao longo da ribeira do Salto que o leva a conhecer duascascatas que normalmente se cruzam no inverno.
Pela estrada de acesso à baía de São Lourenço, desça pelas escadarias de acesso por entre as curraletas de vinha e percorra toda a baía até às araucárias tombadas, onde deve subir pelo caminho da Fajãzinha, antigo caminho de acesso da população da freguesia de Santa Barbara a
esta baía.
No topo, vire à direita, percorra a estrada rural, entre no caminho de acesso a pastagens, e faça o desvio para o miradouro das Pias.Encontre uma vista soberba sobre a baia de São Lourenço.
Continuando o percurso, siga para a Ponta do Norte pelo caminho da Estação Louran, antiga estação integrante da cadeia OTAN. Na Ponta do Norte terá um miradouro natural sobre a costa norte da ilha e do ilhéu das Lagoinhas.
A etapa termina com a subida para o pequeno centro urbano ali próximo.
|