António José do Fonseca moreira era filho de José António da Fonseca e de Joaquina Rosa Moreira. Nasceu em Sendim - Felgueiras, a 23 de Julho de 1848. Com 14 anos de idade foi para o Rio de Janeiro num navio de vela onde se fez homem e, pelo exercício de um trabalho honesto, adquiriu avultados bens de fortuna. Generoso, apoiou a construção do Teatro Fonseca Moreira, efetuou vários melhoramentos em Sendim e apoiou várias instituições do concelho. Morreu, no Brasil, com 95 anos incompletos, a 3 de Junho de 1938, sendo posteriormente transladados os seus restos mortais, conforme sua vontade, para jazigo do cemitério da sua terra natal.
Após a sua morte deixou, no seu testamento, enormes quantias de dinheiro a reverter em obras e projetos na sua terra natal e para distribuir pelos pobres.
Um dos pedidos deixados no seu testamento foi que fosse construído um fontanário como sua oferta para o lugar da Estradinha, deixando 10 contos de reis para o efeito.
A cache
A cache é um container pequeno que contém apenas logbook, por isso levem material de escrita. Sejam discretos pois é um local onde passam muitos carros e coloquem a cache no local discretamente e com cuidado.
Boas caches :)