PR 4 PCT - ROTA DOS AMBIENTES RURAIS:
A Rota dos Ambientes Rurais têm inicio na Igreja Matriz de Castelo de Penalva ou de S. Pedro, tendo como tema central o rio Dão e o ambiente rural que o rodeia. Este percurso circular, com cerca de 12 quilometros, permite a descoberta de numerosos tesouros paisagísticos, patrimoniais e etnológicos, presentes nas pequenas povoações que se espalham por este território, repleto de locais de rara beleza.
Ao longo do percurso é possivel conheçer e usufruir de inúmeros testemunhos vivos da história, com destaque para o vasto património arqueológico, religioso e artístico como os caixotões do teto da Igreja de S. Pedro e as duas telas da escola de Grão Vasco, a Capela de S. Sebastião, a capela de Santo Aleixo [Aldeia de Souto de Vide], a de Nossa Senhora da Saúde [Amiais], a de S. Francisco [Amiais], a Quinta do Salgueiral com a sua abadia, inúmeras alminhas, a Laje das Pinguinhas, os fornos que antigamente confecionavam o delicioso pão, pitorescos moinhos de água e a estrada parcialmente lajeada, que desemboca na denominada Ponte Romana ou Ponte do Castelo, junto a um parque de lazer, onde poderá repousar e deleitar-se com a paisagem envolvente.
Esta rota atravessa uma paisagem muito diversificada e com um forte cunho beirão, destacando-se os pequenos espaços agrícolas, implantados num território dominado por majestosos blocos graníticos e bordejado de verdejantes soutos e pinhais. Para além da produção vinícola que pontua esta paisagem, a cultura da oliveira, a 'mais prestigiada árvore medirrânea, e o trabalho da extração do azeite marcam fortemente a economia do concelho de Penalva do Castelo.
No geral, a Rota dos Ambientes Rurais permite um contacto previligiado com a natureza, composta por uma fauna e flora diversificada. Nas vastas áreas florestais predominam o pinheiro bravo, o eucalipto, as oliveiras, os carvalhos e os castanheiros. Quanto às espécies arbustivas, salientam-se os tojos e, em menor grau, as queirós, a torga, a urze branca, a estevinha, o rosmaninho e exemplares isolados de medronheiros.
Em termos de fauna podem observar-se diversas espécies de aves como a perdiz-vermelha, o gaio-comum, a gralha-preta, o corvo, o pisco de-peito-ruivo e o chapim-azul, entre outros. De mamíferos terrestres, o ouriço-cacheiro, musaranhos, toupeira, coelho-bravo, raposa, doninha e javali.
No que se refere a anbíbios, salienta-se a salamandra-de-pintas-amarelas, tritão-de-ventre laranja, tritão-verde, sapo-parteiro-comum, sapo-comum, sapo-corredor, rela comum, rã-castanha e rá-verde.
Aceite o convite para visitar esta vetusta aldeia: percorra as suas pitorescas ruas e vielas e partilhe emoções com as nossas gentes!
Fonte: www.cm-penalvadocastelo.pt
ACESSO|NOTAS COMPLEMENTARES:
+ Esta Rota circular tem ponto de partida e chegada junto à Igreja Matriz de Castelo de Penalva ou de São Pedro que se localiza junto ao Lar e Residência Paroquial, no meio da povoação, tendo uma boa acessibilidade.
+ Inicio e término da rota
(GPS N 40º 39`44.1`` W 07º 39` 00.3``).
Os cachemobiles podem ser estacionados junto da Igreja e da Capela São Sebastião ou então mais distante, junto à sede da junta de Freguesia e do Café do Castelo (onde podem inclusive abastacerem-se de algum mantimento).
+ É recomendavel fazer o percurso a pé ou de veiculos de 2 rodas, já que algumas partes do percurso são caminhos singulares e estreitos. Os veiculos todo o terreno (TT) não serão recomendaveis e assim o meio mais adequado apesar de passar em grande parte do trilho. Contudo contornando algumas partes por outros caminhos é possivel fazer-se.
+ Nem todas as caches estão junto ao trilho sinalizado, pelo que têm que por vezes sair dessa rota para encontrarem a respectiva cache. Como outras, que se encontram no meio urbano ou populacional, pelo que devem ter descrição na sua procura para a sua durabilidade.
+ Anualmente (Mês de Abril ou de Maio) realiza-se uma caminhada organizada pela comunidade local (Junta de Freguesia e Associações) como pelo municipio de Penalva do Castelo. Neste ano de 2015 a caminhada decorreu a 19 de Abril.
+ Contactos:
- Câmara Municipal de Penalva do Castelo 232 640 020
- Bombeiros Voluntários de PCT 232 641 444
- GNR de Penalva do Castelo 232 640 070
- Junta de Freguesia de Castelo de Penalva 232 646 005
A CACHE - Nº 3:
A nº 3 numerada deste conjunto, trata-se de um contentor do tamanho micro, que contém apenas o logbook sendo necessário material de escrita. Está localizada junto ao trilho sinalizado e ao lado de uma estrada municipal. Tenham cuidado com a estrada e alguma descrição na sua procura. Deixem tudo conforme estava e ou bem escondido. Tenham esse cuidado expresso para a durabilidade da mesma. Desfrutem do percurso, aproveitando inclusive para tirar fotos, contudo tentem não publicar fotos do spoiler.
|