Oleiros possui vários imóveis que desempenham funções de culto e que são verdadeiros testemunhos da religiosidade que por aqui se mantém há vários séculos. A capela de Nossa senhora da Consolação é um exemplo do que podemos encontrar.
De construção antiga e que remonta ao tempo das invasões francesas, esta capela foi erguida entre duas localidades: Álvaro e Gaspalha.
A imagem da patrona desta igreja é muito antiga e é de pedra.Encontra-se guardada em local seguro (para preservar a sua integridade) e apenas pela altura da festa, em Outubro, é que é louvada.
Associada a esta capela existe ainda uma estória contada entre os populares e que vai passando de geração em geração:
Há muitos anos atrás as populações destas localidades, apesar de vizinhas, tinham uma grande rivalidade entre si.
Reza a lenda que a santa passava o tempo a desaparecer… :)isso acontecia porque as populações não se entendiam entre si… então resolveram erguer a capela mais ou menos a meio caminho de cada uma das localidades. Desde então nunca mais a santa se moveu!! :)
A CACHE:
A cache é pequena e inclui logbook. Levem material de escrita. Sejam cuidadosos, preservem a natureza e façam C.I.T.O. (cache in trash out) sempre que possível.
Espero que gostem do local, que se divirtam e que deixem aqui as vossas aventuras, em comentários e fotografias. Boas Cachadas.